Conteúdo Principal

SUSTENTABILIDADE

Bem-vindo ao Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba – TJPB.

Este núcleo reflete o comprometimento da instituição com a integração de práticas sustentáveis e responsabilidade social em sua missão e desempenha um papel fundamental ao alinhar os princípios da justiça com a preservação ambiental e o engajamento com a comunidade.

 

MISSÃO

Nossa missão é impulsionar a conscientização, promover a educação ambiental e catalisar ações tangíveis para preservar o meio ambiente e fortalecer os vínculos sociais. Acreditamos que uma mudança significativa começa com a disseminação do conhecimento e o incentivo à participação ativa na construção de um mundo mais justo e ecologicamente equilibrado.

VALORES

Sustentabilidade: Comprometemo-nos a adotar práticas ecológicas em todas as nossas atividades, promovendo o equilíbrio entre as necessidades humanas e a saúde do planeta.

Inclusão Social: Buscamos criar um ambiente inclusivo e diversificado, onde todos tenham a oportunidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Responsabilidade Social: Reconhecemos nossa responsabilidade em relação às comunidades locais e globais, trabalhando para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar social.

Educação Ambiental: Valorizamos a educação como um pilar fundamental para inspirar ações conscientes. Buscamos capacitar as pessoas com conhecimentos que as incentivem a fazer escolhas mais sustentáveis.

Colaboração: Acreditamos na força da colaboração e parcerias. Trabalhamos em conjunto com organizações, comunidades e indivíduos para alcançar impactos positivos significativos.

Práticas Sustentáveis

O Núcleo Socioambiental do TJPB lidera esforços para implementar práticas sustentáveis dentro da estrutura do tribunal. Isso inclui a gestão eficiente de resíduos, o consumo consciente de recursos e a promoção da eficiência energética, contribuindo para a redução da pegada ambiental da instituição.

Engajamento em Causas Sociais

Além dos esforços ambientais, o núcleo também promove ações voltadas para causas sociais. Campanhas de doação, parcerias com entidades beneficentes e apoio a projetos sociais contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Transparência e Prestação de Contas:

O TJPB, por meio do Núcleo Socioambiental, adota uma postura de transparência e prestação de contas em relação às suas práticas socioambientais. Relatórios regulares destacam os avanços, desafios e metas futuras, promovendo a responsabilidade e aprimoramento contínuo.

Educação Ambiental e Jurídica:

O Núcleo Socioambiental desempenha um papel fundamental na educação ambiental e jurídica, oferecendo capacitações internas e externas sobre temas relacionados à legislação ambiental e práticas sustentáveis.

Inovação e Desenvolvimento Sustentável:

O TJPB, por meio do núcleo, busca constantemente a inovação em suas práticas, promovendo o desenvolvimento sustentável como um pilar essencial. A incorporação de tecnologias verdes e a busca por soluções eficazes destacam a instituição como referência em seu compromisso com o futuro do planeta.

 

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL NO TJPB

Para implementar esses conceitos no âmbito do Tribunal de Justiça da Paraíba, foram elencadas ações voltadas ao cumprimento das diretrizes estabelecidas pela política nacional desta temática e adaptadas à realidade local.

 

GERENTE DE PROJETOS E GESTÃO ESTRATÉGICA: Ana Caroline Leal Vasconcelos

GERENTE DE PESQUISAS ESTATÍSTICAS: Renata Grigorio dos Anjos

COORDENADORA DO NÚCLEO DE SUSTENTATIBILIDADE: Renata Grigorio dos Anjos

COORDENADORA DA COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL: Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos

 

CONTATO

EMAIL: geest@tjpb.jus.br

TELEFONE: (83) 99834 6768

 

COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, instituída pela Portaria 1197/2022, é responsável pela elaboração do PLS/TJPB, em um trabalho conjunto com as unidades gestoras dos indicadores, pelo acompanhamento da execução dos indicadores, metas e ações, e pela avaliação periódica dos resultados, bem como pelas revisões que se façam necessárias. 

Membros:  
Ivanoska Maria Esperia Gomes dos Santos Juíza - coordenadora
Roberta Costa de Carvalho Membro
Renata Grigório dos Anjos Membro
Mário Heitor Medeiros dos Santos Membro
Liana Urquiza de Sá Lubambo Membro
André da Silva Camilo Membro

 

LEGISLAÇÃO

RESOLUÇÃO CNJ 400/2021 (Clique aqui)

RESOLUÇÃO CNJ 201/2015 (Clique aqui)

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 (Clique aqui)

PORTARIAS TJPB

Resolução 23-2015 - Dispõe sobre a criação do Núcleo de Gestão Socioambiental e do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

Resolução 07-2018 - Altera a Resolução n° 23, de 2 de setembro de 2015, que dispõe sobre o Núcleo de Gestão Socioambiental e sobre o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça da Paraíba

Portaria 215-2020 - Designação de servidores para comporem o Núcleo de Gestão Socioambiental

Portaria 1198-2022 - Designação de servidores para comporem o Núcleo de Gestão Socioambiental

Portaria 1197-2022 - Designação de servidores e magistrados para comporem a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Ato da Presidência 16-2022 - Institui o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário da Paraíba 2022-2023 (PLS-PJPB)

Portaria 470-2022 - Designação de servidores e magistrados para comporem a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Ato da Presidência 20-2023 - Designação de servidores e magistrados para comporem a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Ato da Presidência 62-2023 - Designação de servidores e magistrados para comporem a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Ato da Presidência 104-2023 - Designação de servidores e magistrados para comporem a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Ato da Presidência 107-2023 - Designação de servidores e magistrados para comporem a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável

Ato da Presidência 18-2024 - Institui o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário da Paraíba 2024-2026 (PLS-PJPB)