Estado da Paraíba - Poder Judiciário - Tribunal de Justiça

Menu principal

Conteúdo principal

14/01/2014

Tribunal de Justiça da Paraíba vai comemorar o centenário de cinco desembargadores e um ministro

Luiz Sílvio Ramalho será o primeiro a ser homenageado em evento  previsto para ocorrer no dia 12 de fevereiro

O Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário, vai realizar uma série de homenagens a cinco desembargadores, e um ministro, que se vivos fossem estariam completando 100 anos de idade, e que tiveram significativas participações na história da Justiça brasileira. O calendário das solenidades foi definido durante reunião, na manhã desta terça-feira (14), entre a presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra, e o presidente da Comissão, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

“O Tribunal de Justiça da Paraíba tem a tradição de comemorar de forma festiva o centenário dos seus desembargadores, marcando a memória, a vida e a dedicação deles aos Poder Judiciário”, explicou o desembargador Marcos Cavalcanti,

Ele acrescentou que a desembargadora Fátima Bezerra está dando continuidade ao projeto de homenagem aos desembargadores no ano do seu centenário de nascimento. Serão homenageados os desembargadores Luiz Sílvio Ramalho, Emílio Farias, Francisco Floriano da Nóbrega, Rivaldo Silvério da Fonseca e Mário de Moura Rezende, além do ministro da Justiça, Abelardo de Araújo Jurema.

Ao falar sobre a importância do projeto, não só para o conhecimento da sociedade, mas também das novas gerações, o desembargador Marcos Cavalcanti destacou a necessidade da juventude conhecer a história das instituições. “Todos estes desembargadores e o jurista Abelardo Jurema fizeram história na Paraíba, principalmente no Poder Judiciário. Além de lembrarmos essas figuras importantes, os familiares também se sentem lisonjeados”, ressaltou.

Datas – Conforme o calendário, o primeiro a ser homenageado será o desembargador Luiz Sílvio Ramalho, que nasceu no dia 10 de janeiro de 1914 e a solenidade está prevista para acontecer no dia 12 de fevereiro deste ano. Ao tratar sobre o homenageado o desembargador Marcos Cavalcanti lembrou que ele se destacou pelo seu trabalho, luta e dedicação ao Poder Judiciário.

“O desembargador Luiz Sílvio Ramalho teve uma importante participação na Justiça da Paraíba. Foi desembargador por duas vezes, sendo um fato notável. Na segunda vez que foi desembargador ele ocupou todos os cargos do judiciário, da mesa diretora do Tribunal de Justiça e também do Tribunal Regional Eleitoral. Após aposentadoria, foi secretário de estado com um desempenho notável”, enfatizou.

As solenidades dos demais homenageados estão agendadas para as seguintes datas: 27 de março (Emílio Farias); 08 de abril (Abelardo de Araújo Jurema); 29 de maio (Francisco Floriano da Nóbrega); 31 de julho (Rivaldo Silvério da Fonseca) e 15 de outubro (Mário de Moura Rezende).

Por Lila Santos