Estado da Paraíba - Poder Judiciário - Tribunal de Justiça

Menu principal

Conteúdo principal

08/05/2013

Tribunal de Justiça valoriza servidores com programa Vida e Saúde

A Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Gerência de Qualidade de Vida, vai entrar na 2ª etapa do programa Vida e Saúde. A iniciativa será ampliada a partir do resultado de um questionário que vai traçar o perfil da saúde do servidor do Poder Judiciário estadual. A Diretoria de Tecnologia da Informação está formatando o formulário e em breve estará disponível na intranet do Portal institucional.

De acordo com a gestora dos projetos de prevenção de saúde, fisioterapeuta Valéria Beltrão, os dados vão permitir a estruturação de metas na área e cuidados na manutenção da saúde dos magistrados e servidores, ao delimitar estratégias específicas de ação conforme as condições física, mental e bucal, observando quais fatores podem interferir na qualidade de vida no trabalho.

O programa foi idealizado pela presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba e o objetivo é dotar o Poder Judiciário de condições de promover qualidade de vida e saúde através da prevenção e meios terapêuticos aos magistrados e servidores. E para a realização dessa medida, a iniciativa conta com a participação de profissionais atuantes na área de saúde, da Gerência de Qualidade de Vida.

Seis projetos foram elaborados, sendo que ‘Qualidade de Vida em Ação’, ‘Terapias Alternativas’ e ‘Massoterapia Legal’ (Quick Massage) já estão em funcionamento. Já o ‘Despertar Saúde’, ‘Condicionamento Físico Legal’, ‘Cinesioterapia Laboral’ e ‘Pilates Laboral’ serão lançados após o levantamento do questionário e solução de logística e adequação do espaço.

A intranet será o grande vetor das iniciativas, principalmente no atendimento aos servidores do interior do Estado, segundo ressaltou a fisioterapeuta Valéria Beltrão. “Vamos estimular a participação dos integrantes do TJPB disponibilizando vídeos com exercícios e um blog no Portal, onde colocaremos artigos, dicas e um contato direto para tirar dúvidas sobre saúde”, revelou, ao explicar sobre os projetos Desperta Saúde e Cinesioterapia Laboral.

Outro campo de atuação é a divulgação e fornecimento de terapias alternativas, que visam manter a saúde e combater o sedentarismo. Todos os servidores podem participar, inclusive os do interior, que têm prioridade no atendimento. Essa ação está ocorrendo apenas na Capital, por enquanto.

Segundo a coordenadora do projeto, com o Qualidade de Vida em Ação, haverá oportunidade de um atendimento in loco. “Contudo, estamos fazendo ajustes na programação, o que não permite um atendimento imediato a esse público. Eles ainda precisam se deslocar para João Pessoa”, esclareceu.

As terapias alternativas envolvem acupuntura , auriculoterapia, moxaterapia, ventosaterapia e reflexoterapia. Também está previsto o desenvolvimento de campanhas periódicas de combate a hipertensão arterial (como ocorreu no dia 26/04), DST/ AIDS, combate ao fumo, colesterol, obesidade, sedentarismo, diabetes, saúde da mulher, saúde do homem, estresse, imunização, entre outras. Esse serviço abrange magistrados, servidores e jurisdicionados em atendimento nos prédios do Poder Judiciário Paraibano.

PROJETOS :

DESPERTAR SAÚDE;

Sensibilizar através da INTRANET todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário Paraibano quanto à importância da qualidade de vida e saúde de modo a contribuir para o bem estar geral e a produtividade.

QUALIDADE DE VIDA EM AÇÃO;

Assistir a saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário Paraibano em seu ambiente de trabalho enfatizando a importância da qualidade de vida e saúde.

TERAPIAS ALTERNATIVAS: ACUPUNTURA , AURICULOTERAPIA, MOXATERAPIA, VENTOSATERAPIA, REFLEXOTERAPIA, NO TJ – PB;

Utilizadas pelo Sistema Único de Saúde as terapias alternativas são reconhecidas pelas manifestações populares (medicina não convencional) sendo consideradas como práticas voltadas à saúde e ao equilíbrio vital do homem, também reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como atividades terapêuticas principais ou mesmo complementares em diversas patologias, atuando em casos diversos como: algias, insônia, enxaqueca, alergias, problemas gastrointestinais, dores articulares, patologias ocupacionais, ansiedade etc.

MASSOTERAPIA LEGAL (QUICK MASSAGE);

Reduzir a fadiga muscular e o stress em apenas 10 minutos, proporcionando aos magistrados e servidores do Poder Judiciário um melhor desempenho na produtividade funcional.

CONDICIONAMENTO FÍSICO LEGAL; (Brevemente)

Motivar os atletas magistrados e servidores do Poder Judiciário para um melhor desempenho nas categorias esportivas. Estimular os sedentários as praticas desportivas. (Parcerias com a Associação dos Magistrados da Paraíba e Associações dos Servidores do Poder Judiciário Paraibano).

CINESIOTERAPIA LABORAL; (Brevemente)

Estimular através da INTRANET (vídeos) a prática de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho priorizando a prevenção de doenças ocupacionais (DORT’S) e melhoria na qualidade de vida.

PILATES LABORAL NO TJ-PB; (Brevemente)

Previne as patologias relacionadas ao trabalho contribuindo para melhoria da qualidade de vida e satisfação da atividade laboral de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça Paraibano.

Gecom – Gabriella Guedes