Poder Judiciário inicia nesta quinta-feira plantio de mudas para comemorar o Dia da Árvore
A ação tem seguimento na segunda-feira (23), com eventos no Fórum Regional de Mangabeira e, em seguida, no Fórum de Cabedelo. Haverá também plantio nos Fóruns Cível e Criminal de João Pessoa.
O plantio das mudas foi recomendado a todos os diretores de Fóruns pela presidente do Tribunal de Justiça, em consonância com o Projeto “Sustentabilidade – a justiça abraça essa ideia”, desenvolvido pelo Poder Judiciário, em todo Estado.
O coordenador da Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade do TJPB, juiz Josivaldo Félix de Oliveira, ressaltou a importância da ação para dar um maior conhecimento do projeto de sustentabilidade desenvolvido pela presidente do Tribunal de Justiça, ao mesmo tempo, que conscientiza magistrados, servidores e os jurisdicionados sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.
“Essa é uma forma simbólica para impelir a sociedade a refletir sobre o meio ambiente a necessidade de sua proteção. A proposta, inclusive, é que os magistrados busquem junto à Secretaria da Agricultura do Estado e demais órgãos ambientais mudas de árvores que estão em extinção no País, a exemplo do Pau-Brasil”, afirmou Josivaldo Félix.
O Projeto “Sustentabilidade – a justiça abraça essa ideia” foi lançado em março deste ano, pela desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti. Na ocasião, ela assinou o Ato nº 61/2013, que determinou a adoção de políticas públicas de conscientização sobre o meio ambiente no Poder Judiciário paraibano.
Com o Ato da Presidência, o Tribunal de Justiça da Paraíba adotou o tripé básico de sustentabilidade na aquisição de bens materiais de consumo: “ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável” norteará as aquisições.
Gecom – Eloise Elane




