Conteúdo Principal
Publicado em: 03/10/2016 - 10h00 Atualizado em: 03/10/2016 - 11h03 Tags: Infância e Juventude, Infância e Juventude

Adhailton Lacet é eleito vice-presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude

Juiz Adhailton Lacet em Brasília

Tem paraibano na nova Mesa Diretora do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, para o biênio 2017/2018. Na presidência, o desembargador Eduardo Cortez de Freitas do TJSP e, o vice, é o juiz PB Adhailton Lacet, do Tribunal de Justiça da Paraíba. Já o magistrado Marcelo Tramontini, do TJ de Roraima, foi eleito secretário do Colégio. A eleição aconteceu em Brasília, no final do XI Encontro Nacional do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude do Brasil, na última sexta-feira, dia 30 de setembro.

Os magistrados, coordenadores da Infância e Juventude de todo o Brasil, se reuniram no salão de convenções do Hotel Mercure Líder, onde aconteceu o último FONINJ, com a palestra do ministro Lelio Bentes Corrêa, conselheiro do CNJ, bem como tomaram conhecimento da 2ª edição do Levantamento Situacional das Coordenadores da Infância e Juventude de todo Brasil, através de relatório apresentado pelo representante da UNICEF, antropólogo Benedito Rodrigues dos Santos.

Ao final foi feito um relatório das Atividades do Biênio 2014-2016, pelo presidente do Colégio de Coordenadores, juiz Renato Rodovalho Scussel, onde destacou que: "este IX Encontro do Colégio dos Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil é especialmente significativo, porquanto marca o encerramento de mais um biênio pleno de realização. Sabemos que o trabalho, muitas vezes, é árduo, mas modificar o destino de crianças é a nossa maior retribuição".

Em seguida, aconteceu a eleição da nova mesa diretora Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil.

De acordo com o juiz Adhailton Lacet Porto, que é titular da 1ª Vara da Infância e da juventude da Comarca de João Pessoa, e também Coordenador Estadual da Infância e da juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, o cargo de vice-presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e da juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela COINJU do TJPB.

“Sim, sinto-me honrado e estar na vice-presidência de tão importante comissão traz mais visibilidade para a Paraíba no cenário nacional no que diz respeito à temática infatojuvenil, ao tempo em que aumenta a nossa responsabilidade", declarou o magistrado paraibano.

O Colégio de Coordenadores foi criado no dia 21 de agosto de 2012, e tem como objetivos aperfeiçoar a justiça dos Estados e do Distrito Federal perante o sistema infantojuvenil; estimular os seus integrantes pela troca de experiência e conhecimentos; uniformizar os métodos e os critérios administrativos e judiciais, observadas as peculiaridades regionais, podendo ainda realizar convênios, termos de cooperação e outros meios de parcerias com entidades governamentais e não governamentais, tendo foro na cidade de Brasília, e sede administrativa na unidade da federação em que o presidente coordenador exerce a magistratura.

É ainda da competência do Colégio de Coordenadores, indicar um juiz de direito para compor o Fórum Nacional da Infância e da Juventude - FONINJ, criado pela Resolução nº 231/2016, do Conselho Nacional de Justiça.

Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611