Conteúdo Principal
Publicado em: 05/05/2023 - 13h54 Atualizado em: 05/05/2023 - 13h59 Comarca: Bayeux Tags: Acesso Seguro, Bayeux

Aperfeiçoamento: Policiais e agentes de segurança do Fórum de Bayeux recebem treinamento do Projeto Acesso Seguro

Foto do Treinamento do Projeto Acesso Seguro no Fórum de Bayeux
Treinamento do Projeto Acesso Seguro no Fórum de Bayeux

Dando continuidade às ações de aperfeiçoamento do Acesso Seguro, a equipe da coordenação realizou mais um curso de reciclagem sobre as ferramentas utilizadas no sistema. O treinamento aconteceu, na manhã desta sexta-feira (5), na sede do Fórum da Comarca de Bayeux, envolvendo servidores, policiais e agentes de segurança.

A formação foi ministrada pelo coordenador do Projeto, Jardel Rufino Sá. O Acesso Seguro, uma das iniciativas que integram o Planejamento Estratégico do TJPB, faz parte da Comissão Permanente de Segurança do Poder Judiciário estadual, presidida pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

Para a gestora do Acesso Seguro e juíza auxiliar da Presidência do TJPB, Michelini Jatobá, a capacitação é de grande relevância, especialmente, por envolver pessoas diretamente ligadas ao bom funcionamento do sistema nas unidades judiciárias. “De forma que o serviço seja prestado com excelência e qualidade, características destacadas por todos que foram beneficiados com a utilização do Projeto”, ressaltou a magistrada.

Durante a capacitação foram abordados vários pontos importantes para o sucesso do funcionamento do Acesso Seguro, segundo informou Jardel Rufino. Ele comentou, ainda, que depois da apresentação do projeto trataram sobre a funcionalidade do mobiliário (recepção, cabine blindada, armário e caixa de areia).

“Demonstramos, por slide, como deve ser feito o ingresso de um visitante nos fóruns, e a forma correta para desmuniciamento de armas” informou Jardel Rufino, reforçando a necessidade do treinamento contínuo, tendo em vista a chegada de novos agentes e servidores, recém-empossados.

Foram repassados, ainda, durante a explanação, conhecimentos sobre a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso Visit e informações gerais sobre a Resolução nº 11/2017, que dispõe a respeito das normas para o acesso de usuário armado. Por sua vez, o tenente-coronel Josélio César falou sobre procedimentos de abordagem, normas de segurança, relação interpessoal e posicionamento e postura do agente de segurança.

Para a gerente do Fórum da Comarca de Bayeux, Cristiane Modesto de Brito, o treinamento dos servidores pelo Acesso Seguro, tão importante quanto o estabelecimento das Normas de Segurança e a implantação de plataformas de controle do ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Poder Judiciário, é o treinamento, capacitação e reciclagem dos servidores que as utilizam. “Iniciativa cumprida com maestria pela Comissão de Segurança e Gestão do Acesso Seguro do TJPB junto às Comarcas da Paraíba”, destacou a gerente.

O Acesso Seguro tem por referência a Resolução nº 435/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB, a qual estabelece normas de segurança para ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios do Poder Judiciário estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários.

Já passaram pela reciclagem servidores, policiais e agentes de segurança dos Fóruns Criminal, Regional de Mangabeira e da sede do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça. Além das visitas “in loco” (inspeção técnica) ocorridas nas Comarcas de Alagoa Nova, Gurinhém, Esperança, Remígio e Pocinhos.

Por Lila Santos

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611