Conteúdo Principal
Publicado em: 14/11/2018 - 11h32 Atualizado em: 14/11/2018 - 18h30

Apresentação dos Corais dos Presídios Sílvio Porto e Júlia Maranhão é sucesso no XVI Fepac

Parceria entre VEP e Jecrim da Capital ajuda a manter as atividades dos Corais

“Fomos aplaudidos de pé! Foi uma apresentação belíssima marcada por forte emoção e realização pessoal de todos que compõem os corais”, narrou o maestro Sérgio Paiva, sobre a participação dos corais Vozes para a Liberdade e Vozes Passageiras, no XVI Festival Paraibano de Coros – Fepac. O evento teve início nessa segunda-feira (12), e acontece na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural (Funesc). O Festival segue até sábado, começando sempre a partir das 18h.

A primeira apresentação foi do coral masculino, que é formado por 20 apenados do Presídio Sílvio Porto, no dia 12. Nessa terça-feira (13), foi a vez do feminino, composto por 20 presidiárias da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão. Os corais fazem parte do programa de ressocialização realizado pelo Conselho da Comunidade de João Pessoa, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio do Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Capital. Esse é o segundo ano consecutivo que os corais participam do Festival.

O maestro Sérgio Paiva atua voluntariamente há 3 anos e meio no Coral Vozes para a Liberdade e há dois anos e meio no Vozes Passageiras. “É uma realização acompanhar o crescimento pessoal de todos que participam dos corais”, revelou. Para o desenvolvimento dos trabalhos, Sérgio Paiva conta, também, com o maestro do Coro Sinfônico da Paraíba Daniel Berg.

De acordo com o maestro Sérgio Paiva, a juíza auxiliar da Vara de Execução Penal (VEP), Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, e o juiz Hermance Gomes, titular do Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Capital, são madrinha e padrinho do projeto. Com a parceria e incentivo de ambos, é possível a aquisição dos instrumentos musicais (teclado, contrabaixo, bateria) para viabilizar as aulas de música. Os corais são mantidos, financeiramente, por meio de recursos oriundos das transações penais.

O XVI Festival Paraibano de Coros conta, este ano, com 53 corais representando o Uruguai e os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Fepac é considerado um dos mais importantes festivais do Brasil e, desde a sua primeira edição, tem a coordenação do professor do Departamento de Educação Musical da UFPB e maestro, Eduardo Nóbrega, idealizador do festival.

O evento objetiva estimular e difundir a arte do Canto Coral no País, além de incentivar o aprimoramento técnico dos coros e promover o intercâmbio cultural entre a comunidade e os grupos participantes.

Por Gabriella Guedes

 

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611