Conteúdo Principal
Publicado em: 27/01/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Às 17 h desta quarta-feira, 28, Presidência do TJ-PB lança no Salão Nobre do Palácio da Justiça mais oito importantes itens de seu Plano Cultural

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação
Social do Judiciário paraibano


 


Um fecho em grande estilo para a atual Administração do TJ-PB: coroando as realizações do Plano Cultural desenvolvido nos últimos dois anos pela Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Mesa Diretora desta Egrégia Corte Estadual para o Biênio 2007-2009 promoverá solenidade especial para o lançamento de mais oito livros, plaquettes e outros materiais gráfico-editoriais.

Todos esses trabalhos foram recentemente produzidos pela Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Judiciário do Estado, cumprindo determinações da Presidência. E a solenidade de lançamento ocorrerá no Salão Nobre “Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo”, primeiro andar do Palácio da Justiça, a partir das 17 h da quarta-feira, 28 de janeiro corrente.

Apenas três oradores, com pronunciamentos breves, falarão durante a cerimônia. Presidida pelo chefe do Poder Judiciário, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, essa solenidade contará, ainda, com a presença dos dois outros integrantes da Mesa Diretora para o Biênio 2007-2009, os desembargadores Genésio Gomes Pereira Filho (Vice-Presidente) e Júlio Paulo Neto (Corregedor-Geral de Justiça).


 


ESPERADO GRANDE COMPARECIMENTO

Convites para a solenidade já estão sendo distribuído com os desembargadores, juízes convocados e outras autoridades municipais, estaduais e federais, nas áreas civil, militar e eclesiástica.

O desembargador-presidente Antônio de Pádua — que conclui sua Gestão em 2 de fevereiro próximo — também estimaria a presença, no lançamento destas novas obras, no dia 28 de janeiro corrente, de todos os magistrados paraibanos, da ativa ou aposentados.


 


HISTÓRIA DO TJ-PB, UMA DAS ATRAÇÕES

Para a solenidade de lançamento, também estão sendo convidados todos os servidores do Poder Judiciário — mesmo porque uma das grandes atrações da tarde/noite será o lançamento e distribuição da História do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A História do Tribunal, de autoria dos historiadores Deusdedit Leitão & Evandro da Nóbrega, ambos do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), chega à sua sexta edição. Ela ocupa alentado volume de 752 páginas — já com os dados atualizados até inícios de 2009. Além do evolver histórico da Corte de Justiça paraibana, desde sua instalação oficial, em 1891, até os dias presentes, a História traz igualmente as biografias completas de todos os 122 desembargadores que já integraram ou integram o TJ-PB, assim como milhares de outras informações de interesse geral.


 


TRÊS LIVROS & TRÊS PLAQUETTES

Nessa quarta-feira, 28 de janeiro, portanto, serão lançados os seguintes livros, plaquettes e outros materiais:

1 — Um Magistrado em Defesa do Judiciário, primeiro volume dos discursos do Desembargador-Presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro;

2 — Sexta edição da História do Tribunal de Justiça da Paraíba, de autoria dos historiadores Deusdedit Leitão e Evandro da Nóbrega;

3 — Volume II da coleção Sentenças do Foro Cível, contendo importantes decisões judiciais selecionadas, da lavra de eminentes magistrados paraibanos, ligados ao Fórum Cível da Comarca da Capital;

4 — A plaquette de posse do Desembargador Leôncio Teixeira Câmara, sob o título de A Conquista de um Prêmio, Um Desafio;

5 — A plaquette de posse do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, intitulada Um Homem de Fé e Predestinado à Magistratura;

6 — A plaquette intitulada A Mulher que Faz da Magistratura o Apanágio Maior de Sua Vida, contendo os discursos pronunciados quando da posse da Dra. Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira como Desembargadora do TJ-PB;

7 — O Calendário 2009 do Tribunal de Justiça do Estado, nos formatos de mesa e de parede; e

8 — A Galeria dos Presidentes do TJ-PB, atualizada, sob a forma de cartaz-painel, com as fotos dos Desembargadores-Presidentes desde 1891 e até o presente.


 


TRÊS BREVES DISCURSOS

Na oportunidade destes lançamentos, usarão da palavra, em breves pronunciamentos, para que a distribuição das obras e demais publicações se faça rapidamente entre o público presente:

1) o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, apresentando o livro Um Magistrado em Defesa do Judiciário, de autoria do desembargador-presidente Antônio de Pádua;

2) o editor Evandro da Nóbrega, falando sobre a sexta edição da História do Tribunal de Justiça da Paraíba; e

3) o desembargador-presidente Antônio de Pádua, referindo-se aos últimos lançamentos do Plano Cultural do TJ-PB e encerrando a solenidade.


 


VÍDEO-DOCUMENTÁRIO ESPECIAL

Antes, será exibido vídeo-documentário especialmente produzido pelo Núcleo de TV da Coordenadoria de Comunicação Social do Poder Judiciário da Paraíba sobre as realizações administrativas obtidas pelo Poder Judiciário durante a Gestão do Biênio 2007-2009.



O Convite da Presidência do TJ-PB para esta solenidade de lançamentos pode ser visualizado em seu Portal Institucional, mais exatamente no URL www.tjpb.jus.br/portal/page/portal/tjpb/files/Convite_Lancamentos_Livros_reduzido.jpg .


 


RELATÓRIO DO BIÊNIO 2007-2009

No dia 2 de fevereiro próximo, quando da transmissão de cargos do Biênio 2007-2009 para a Mesa Diretora que comandará o Judiciário no Biênio 2009-2011, será distribuído, sob forma de livro tamanho A4, o Relatório das atividades desenvolvidas durante os anos de 2007, 2008 e inícios de 2009 pela atual Gestão.

Esse Relatório geral e final da Administração foi também produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social, a partir dos Relatórios Setoriais enviados à Sala de Imprensa pelas mais diversas áreas integrantes do Tribunal de Justiça.

Com Apresentação do desembargador-presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, o Relatório final do Biênio apresenta, basicamente, os seguinte capítulos:

·  ALGUNS DOS PRINCIPAIS MOMENTOS & IMAGENS DA GESTÃO

·  O JUDICIÁRIO NO GOVERNO DO ESTADO: Desembargador Pádua Assume por 15 Dias Chefia do Poder Executivo e Recebe Elogios da Sociedade

·  PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO & FINANÇAS: Gestão 2007-2009 Aplicou mais de Meio Bilhão de Reais

·  SERVIÇOS GERAIS

·  OUTRAS OBRAS DE ENGENHARIA & ARQUITETURA

·  ANEXO ADMINISTRATIVO DO PALÁCIO DA JUSTIÇA

·  PATRIMÔNIO

·  SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS

·  INFÂNCIA & JUVENTUDE

·  CONTROLE DE QUALIDADE

·  SERVENTIAS JUDICIAIS

·  ASSISTÊNCIA MÉDICA & SOCIAL

·  COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

·  PLANOS DE CARGOS & ISONOMIA SALARIAL

·  TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

·  TELEJUDICIÁRIO

·  UMA NOVA ESMA, MODERNIZADA E BEM MAIS DINÂMICA

·  PRODUTIVIDADE DO JUDICIÁRIO

·  REVISTA DO FORO

·  CENTENÁRIO DA REVISTA DO FORO

·  O PLANO CULTURAL

·  ALGUMAS DAS PRINCIPAIS OBRAS LANÇADAS NO PLANO CULTURAL DO BIÊNIO 2007-2009

·  POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611