Assessores de juízes de 1º Grau passam por formação para atuar nas unidades judiciais
Mais de 50 novos assessores de juízes de 1º Grau estão passando por uma formação na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O programa de capacitação empregado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) busca integrar os profissionais recém-chegados à dinâmica do Poder Judiciário, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre o funcionamento das unidades judiciais.
A iniciativa também enfatiza valores como ética, responsabilidade e linguagem simples na comunicação judicial. “A ideia de trazer para a Esma é fazer um acolhimento, mas com treinamento. Mostrar a realidade que cada um vai enfrentar para não chegar de forma tão desconhecida nesse mundo. Saber sobre movimentações processuais, decisões, despachos, rede profissional. Nossa preocupação foi no sentido de oportunizar melhores e maiores esclarecimentos da nova vida dessa turma que está chegando”, colocou o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.
O juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, informou que a proposta é repassar aos assessores o máximo de informações essenciais para o bom desempenho da atividade. “A gente preparou uma programação que conta com exposições em que a gente faz um repasse de informações a respeito da realidade do Judiciário, dos nossos sistemas, de como movimentar os nossos dados, e assim auxiliar adequadamente os magistrados. A ideia é que eles possam, já na segunda-feira, estar assessorando adequadamente esses magistrados, se juntando a um time de assessores já existentes”, esclareceu.
Daiane Firino, coordenadora pedagógica da Esma, informou que a programação une teoria e prática. “Eles terão esses momentos em que vão misturar teoria e prática. Vamos ter plantões após esse período para que eles consigam trazer as dúvidas que tiveram quando forem colocar essas questões em prática no seu dia a dia. A gente pretende que essa formação realmente ajude muito a todos eles nesse processo de início na assessoria do 1º Grau”, afirmou.
Por Nice Almeida



















