Conteúdo Principal
Publicado em: 10/11/2020 - 14h10 Tags: Cejuscs, XV Semana Nacional da Conciliação

Cejuscs de JP e Mangabeira farão audiências virtuais e presenciais na XV Semana Nacional da Conciliação

 

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) Cível, da Capital, e Família e Cível, de Mangabeira, coordenados pela juíza Ana Amélia Câmara, participarão da XV Semana Nacional da Conciliação 2020, que acontecerá no período de 31/11 a 04/12/2020. Serão realizadas, ao todo, 188 audiências, tanto no formato virtual quanto presencial. Ainda dentro da programação do evento, será lançada a boneca mascote da conciliação. 

Além disso, conforme explicou a magistrada, mais de 100 demandas pré-processuais serão realizadas, na modalidade virtual, por meio de parceria com o Procon Estadual. Para isto, a força de trabalho contará com 14 monitores, três coordenadores acadêmicos, 40 conciliadores, quatro mediadoras, quatro co-mediadores, dois defensores públicos, quatro servidores e advogados. Os conciliadores são provenientes do convênio com as instituições Fesp e Uniesp.

“Nesta edição da Semana Nacional da Conciliação, o foco é enfatizar e estimular a cultura da pacificação dos litígios. Trata-se de um movimento que acontece em todos os Tribunais do País. A expectativa é a realização do maior número de acordos possíveis, além de estimular diálogo e a resolução de pendências. O Nupemec do TJPB conduz a política conciliatória no âmbito estadual”, salientou a juíza Ana Amélia Câmara. 

A boneca mascote da conciliação, que será lançada durante as atividades da 15ª Semana Nacional da Conciliação 2020, são produzidas pelas reeducandas da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, dentro do Projeto Castelo de Bonecas. Inicialmente, foram encomendadas 50 unidades, mas pode-se chegar a até 100 bonecas. “Apoiamos e celebramos a iniciativa. Testificamos que o valoroso trabalho artesanal desenvolvido pelas reeducandas é muito importante para o Judiciário”, enfatizou a magistrada, acrescentando que a forma de aquisição das bonecas ainda será divulgada.

A Semana - A XV Semana Nacional da Conciliação (SNC) 2020 ocorrerá em todo o País de 30 de novembro a 4 de dezembro. A iniciativa tem por objetivos incentivar e fomentar a cultura da conciliação processual e pré-processual, reduzir o acervo, o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento dos tribunais de justiça. No âmbito do TJPB, o evento é organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que possui como membros o desembargador Leandro dos Santos (diretor-geral) e pelos diretores adjuntos, magistrados Fábio Leandro, Antônio Carneiro e Bruno Azevedo.

“Iremos realizar um ato simbólico, no Fórum Cível da Capital, com as devidas restrições sanitárias, para marcar o início da XV SNC 2020. Nossa expectativa é superar os resultados obtidos no ano anterior, consolidando a conciliação em todas as Comarcas do Estado. A rede de Cejuscs está toda envolvida nesta iniciativa para fecharmos o ano com chave de ouro”, salientou o juiz Antônio Carneiro.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611