Conteúdo Principal
Publicado em: 29/07/2021 - 20h21 Atualizado em: 29/07/2021 - 20h41 Tags: Gabinete Virtual, Indicadores

Comissão do Gabinete Virtual divulga indicadores de produtividade

Comissão do Gabinete Virtual divulga indicadores de produtividade / Fotos Prints Ednaldo Araújo

A Comissão do Gabinete Virtual do Tribunal de Justiça da Paraíba divulgou nesta quinta-feira (29) os indicadores da produtividade no período de 11 meses (julho/2020 a junho/2021), em que o GV esteve instalado em 12 unidades judiciárias da Paraíba. Foram produzidos 14.839 despachos, 4.214 decisões e 7.160 sentenças. Em reunião realizada virtualmente, também foram tratados temas relevantes, dentre eles, a conclusão da primeira etapa dos trabalhos na comarca de São Bento e a atuação na Semana da "Justiça pela Paz em Casa", prevista para a segunda quinzena de agosto. Essa foi a 6ª Reunião Ordinária da Comissão do Gabinete Virtual.

O presidente da Comissão do Gabinete Virtual, Desembargador João Benedito, que conduziu a reunião, destacou que foram definidas as próximas intervenções do Gabinete Virtual, como também, os números apresentados no balanço da produtividade do GV em São Bento no período de intervenção e informou estudar a possibilidade de retornar com os trabalhos do Gabinete para realizar as audiências pendentes na Comarca. “Enfim, podemos avaliar a reunião como produtiva, e agradecer a participação de todos que compõem o Gabinete Virtual”, realçou, lembrando que a próxima reunião ficou agendada para o dia 26 de agosto.

Segundo explicou o magistrado Jeremias de Cássio Carneiro, responsável pelo levantamento e exposição dos indicadores da produtividade do Gabinete Virtual, de modo geral, os dados demonstram a eficácia e importância do desempenho do Gabinete. “Essa ferramenta de gestão de competência jurisdicional adequada do Tribunal de Justiça da Paraíba, o GV, com sua atuação em apenas 11 meses, proporcionou uma melhora, em 22% no ano, nos indicadores de produtividade das unidades por onde passou. Isso representa uma redução direta de 5,67% da taxa de congestionamento média das unidades auxiliadas”, revelou.

Com relação à Comarca de São Bento, onde a equipe do Gabinete Virtual vem atuando há meses, por determinação do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, a produtividade registrada entre junho e julho deste ano foi a seguinte: 1.104 despachos exarados; 372 decisões emitidas e 989 sentenças prolatadas, computando um total de 2.465 processos movimentados, dentro de dois meses, pela equipe de magistrados e assessores que integram o Gabinete.

Quanto aos números da produtividade obtida na Comarca de São Bento, o juiz Jeremias de Cássio ressaltou que nos dois meses, entre despachos, decisões e sentenças, o Gabinete Virtual atuou em quase 42% de todo o acervo ativo da Comarca. “Se atentarmos somente para o número de sentenças produzidas até a data de hoje (989), 16,7% dos processos da unidade receberam decisão final do judiciário paraibano”, observou.

Por Lila Santos.