Conteúdo Principal

Comitê de Governança de TI do TJPB apresenta balanço das ações feitas em 2019 e projetos para 2020

Os integrantes do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGovTI) do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, na manhã desta terça-feira (17), para avaliar os resultados dos principais projetos realizados na área em 2019. No total, segundo contabilizou a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, de fevereiro a dezembro deste ano foram promovidas 43 ações relacionadas à área de TI nas unidades judiciárias do Estado. O encontro de trabalho também discutiu o plano de contratações de Tecnologia da Informação para o próximo exercício, conforme exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o portfólio de projetos previstos para 2020.

Dentre as principais ações referentes à Tecnologia da Informação efetuadas em 2019 no âmbito do Judiciário estadual, destacam-se a expansão do Digitaliza para o Primeiro Grau; implantação do Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU); migração do Processo Judiciário Eletrônico (PJe) 1.7 para 2.0 no Primeiro e Segundo Graus; implementação dos links de internet nas Comarcas; liberação do robô para a Vara de Executivos Fiscais da Capital; instalação das ferramentas e aplicativos de nova consulta processual; integração do malote digital com o da Polícia Federal; entre outras. 

De acordo com avaliação do diretor da Ditec, José Teixeira de Carvalho Neto, este ano foi bastante produtivo em termos de projetos desenvolvidos na área de TI. “Prevemos um 2020 com o ritmo ainda mais intenso, já que este primeiro ano de gestão pode ser considerado de aprendizado da nova dinâmica. A tendência é termos um trabalho cada vez melhor para o público interno e externo”, frisou. Para o próximo ano, estão previstas ações tais como implantação do PJe 2.1 no Primeiro e Segundo Graus; implantação do PJe criminal; desenvolvimento de solução de correição e auditagem integrada; possível substituição do sistema de processo administrativo eletrônico; e implementação de ferramenta para gestão da movimentação funcional dos servidores.

O juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo, participou da reunião e afirmou que os resultados alcançados neste ano foram importantes para o TJPB. “Sob o ponto de vista da tecnologia, o Tribunal de Justiça renasceu. Saímos do último lugar nos índices do CNJ para a 35ª posição. Tivemos um grande ganho de melhoria e a reunião teve o propósito de avaliar as ações que foram realizadas para que todos os projetos fossem executados. Também discutimos o que precisa ser feito para continuarmos este crescimento de forma sustentável ao longo dos anos e avançarmos na prestação jurisdicional de maneira mais consistente”, frisou. 

O juiz corregedor, Antônio Silveira Neto, avaliou de forma positiva as iniciativas da Ditec em 2019. “Foram 43 projetos entregues neste ano, o que é um avanço extraordinário. A expectativa para 2020 é a melhor possível e, mantendo este ritmo, teremos muitas novidades e avanços na Tecnologia da Informação do TJPB, com maior celeridade dos processos judiciais e eficiência do Tribunal de Justiça”, ressaltou. Também participaram da reunião o diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, Einstein Roosevelt, a diretora de Economia e Finanças do TJPB, Gisele Barros, e gerentes e assessores da Ditec. 

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611