Comitê de Saúde vai intensificar canal de diálogo com Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário
Os integrantes do Comitê Estadual do Fórum Nacional da Saúde, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Paraíba, se reuniram para analisar as ações desenvolvidas pelo Comitê. O encontro de trabalho ordinário e mensal aconteceu na segunda-feira (2) e foi coordenado pela juíza do Tribunal da Justiça da Paraíba Silmary Alves de Queiroga Vita.
Um dos pontos de destaque da reunião virtual foi o início das tratativas sobre a criação de canal de diálogo com vista a uma cooperação com o Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário da Paraíba (Natjus-PB), para que este forneça ainda mais os subsídios científicos e, assim, dê mais suporte às decisões dos magistrados e magistradas no campo das demandas de Saúde.
“Também foi deliberado sobre a organização dos próximos webinários que serão organizados pelo Comitê. O primeiro deles vai acontecer no 30 de setembro, às 9h, com o tema: Desafios da judicialização da saúde envolvendo o espectro autista sob o enfoque da saúde pública”, adiantou Silmary Queiroga, que é juíza titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande.
Durante o encontro, as chefes dos setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde e Gestão do Ensino do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Anna Karolina de Carvalho Abreu, Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira e Larycia Vicente Rodrigues compartilharam informações sobre os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde desenvolvidos tanto na UEPB quanto no HU. Também representando a Academia, estava a Kátia Elizabete Galdino, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB.
Comitê - Participaram os membros do Comitê Estadual de Saúde: Gustavo de Paiva Gadelha (juiz federal e vice-coordenador do Comitê), José Guilherme Ferraz da Costa (procurador da República); Maria Heloísa de Sena Pinheiro e Iris Catarina Dias Teixeira (advogadas da União) Ana Lúcia Vendel (UEPB); Gustavo Nunes Mesquita (procurador do Estado); Hannelise Silva Garcia da Costa (procuradora do Município de Campina Grande); Hermano Gadelha de Sá e Nildeval Chianca Júnior (advogados da OAB/PB); Tereza Rachel Brito Neves Pereira Rabello (Secretaria de Saúde do Município de Campina Grande); e Paula Yana Leite Pereira (Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba).
Natjus - Com o objetivo de capacitar os profissionais da área médica que compõem os Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário (criado pela Resolução 238/2016), destinados a subsidiar os magistrados com informações técnicas, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Saúde celebraram o Termo de Cooperação nº 21/2016, cujo objeto é proporcionar aos Tribunais de Justiça dos Estados e aos Tribunais Regionais Federais subsídios técnicos para a tomada de decisão com base em evidência científica nas ações relacionadas com a saúde, pública e suplementar, visando, assim, aprimorar o conhecimento técnico dos magistrados para solução das demandas, bem como conferindo maior celeridade no julgamento das ações judiciais.
Por Fernando Patriota