Conhecendo o Judiciário encerra atividades recebendo alunos da cidade de São José dos Ramos
O diretor da escola, Vanderlei Tito da Silva, foi responsável por trazer outra turma para conhecer o Poder Judiciário, em novembro. “Trazemos a escola pela segunda vez para que mais alunos tenham noção de como a Justiça se porta diante da sociedade. Ele sai de uma cidade pequena e vem aqui conhecer um mundo”, afirmou.
Para o diretor, como os alunos tem liberdade, devem entender melhor como funciona a Justiça e seu lado social. Ele acrescentou, ainda, que “o estudante pode ter uma visão mais ampla dos direitos e sobre o que é respeito. Não é a imposição de regras, é conscientizar sobre os limites das pessoas”.
O desembargador Leandro dos Santos disse que o primeiro ano do projeto foi “muito proveitoso”. “Nós recebemos, praticamente, todas as universidades privadas e públicas, colégios da capital e do interior do Estado. Para o próximo ano, nós já estamos preparando o calendário, a fim de incrementar e atingir o maior número de pessoas”, adiantou.
A parceria com a juíza Ivina Mozart, diretora do Fórum de Souza, já é um exemplo dessa descentralização. Por já ter tido uma iniciativa semelhante, na qual promovia visitas, ela ressaltou que a parceria foi maravilhosa. “Me surpreendi positivamente, o Judiciário tem que se fazer conhecer. Vários conceitos errados decorrem da falta de conhecimento da sociedade”, pontuou.
Um dos objetivos do projeto é de esclarecer o funcionamento do órgão público às pessoas, como acionar a Justiça e esclarecer dúvidas. “Conhecendo o Judiciário” traz uma cartilha e a música para chamar a atenção dos jovens à temática. Nessa perspectiva, o uso da linguagem simples, pretende “trazer a sociedade para mais perto”, destacou Ivina.
Inscrição - Caso algum representante de instituição ou grupo tenha interesse em realizar a visita, que ocorre sempre nas quintas-feiras, em horário a partir das 14h, pode se inscrever pelo site do TJPB (www.tjpb.jus.br).
Por Karina Negreiros (estagiária)




