Conteúdo Principal
Publicado em: 02/06/2020 - 14h43 Atualizado em: 03/06/2020 - 16h42 Comarca: João Pessoa Tags: Crescimento da produtividade, 1° Grau aumenta em 23% a demanda processual no 2° Grau

Crescimento da produtividade no 1° Grau aumenta em 23% a demanda processual no 2° Grau em 2019

No primeiro ano da atual gestão do presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, a demanda judicial de processos que ingressaram no 2º Grau de jurisdição do Tribunal de Justiça da Paraíba apresentou um aumento significativo. De acordo com o levantamento realizado pela Gerência de Projetos da instituição, o crescimento no número de processos distribuídos foi de 23% em 2019, o que representa um aumento de quase 6 mil feitos em comparação ao ano anterior. Enquanto em 2018 o total de processos recebidos foi 25.678, em 2019 o 2º Grau contabilizou 31.673 feitos distribuídos ao longo do ano.

Os dados demonstram, especialmente, a importância do comprometimento do TJPB com a priorização do Primeiro grau. Conforme avaliação do presidente do Tribunal de Justiça, a iniciativa reflete na elevação da demanda do 2º Grau de jurisdição.
“O aumento foi acima do esperado em 2019. Isto é fruto da inovação e do aumento da produtividade no 1º Grau, que, por sua vez, é resultado do projeto de valorização destes magistrados e servidores. Práticas como a nomeação de mais assessores para os juízes e a implantação do projeto de gratificação da produtividade dos servidores, dentre outras iniciativas, provam a sua relevância ao refletirem em maior produtividade e demanda”, frisou o desembargador Márcio Murilo.

Para ele, a tendência é que os dados relacionados à demanda do 2º Grau em 2020 também registrem crescimento em comparação ao ano anterior. “Outro motivo para o aumento da demanda foi a implantação da plataforma PJe 2.0. Em março do ano passado, fizemos a migração e, agora, estamos iniciando a migração para o PJe 2.1”, afirmou, acrescentando que o investimento em tecnologia continua. “A digitalização dos processos é muito importante, também, para a produtividade do 1º Grau e o consequente aumento na demanda do 2º Grau de jurisdição”, disse.

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611