Conteúdo Principal
Publicado em: 20/10/2021 - 15h55 Atualizado em: 20/10/2021 - 16h05 Tags: Segurança, curso, Porte de arma

Curso Habilitação para Porte de Arma Institucional terá participação de 30 servidores do TJ

Foto de arte para ilustrar a matéria sobre porte de arma

Trinta servidores do Poder Judiciário Estadual, que se encontram no exercício de funções de segurança, vão participar do Curso ‘Habilitação para Porte de Arma Institucional’ nos dias 23 e 30 (sábados) deste mês. A Escola Superior da Magistratura (Esma) divulgou, na tarde desta quarta-feira (20), a lista das inscrições homologadas. A formação é em atendimento à Resolução n° 03/2017 do Tribunal de Justiça da Paraíba, artigo 6°. A segurança dos magistrados e servidores é uma grande preocupação do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.


As aulas ocorrerão, de forma presencial, no Quartel do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, na Rua Coronel Francisco de Assis Veloso, s/n - Mangabeira, em João Pessoa, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A formação terá uma carga horária de 16 horas/aula. O curso é promovido pela Esma em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba.

O objetivo geral desse plano de formação continuada é capacitar, de forma padronizada, os servidores em funções de segurança para portarem arma de fogo, de forma técnica e segura, ancorada na doutrina em vigor, sobretudo, diante de um possível emprego do armamento.

De forma específica, o curso busca conhecer as características, o exame, o funcionamento, o manejo e a manutenção do armamento; manusear armas de fogo de forma segura; executar as técnicas e fundamentos do tiro; desenvolver a proficiência e precisão com a arma de fogo; e adquirir conhecimentos sobre munições e balística.

Ainda faz parte do conteúdo: debater as teorias e técnicas de emprego moderado da força e da arma de fogo de acordo com legislação vigente; apresentar as medidas de segurança e normas relacionadas ao porte de arma institucional; discutir a utilização da arma de fogo, durante a atividade de Segurança Institucional; e conhecer etiqueta social, com foco na atividade de segurança.

Por Marcus Vinícius

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611