Conteúdo Principal
Publicado em: 14/07/2022 - 07h57 Atualizado em: 14/07/2022 - 14h21 Tags: Marcos Cavalcanti, livro A Botija

Desembargador Marcos Cavalcanti lançará o livro 'A Botija -Tristão e Angélica' nesta sexta-feira, em Itapororoca

Foto da Capa do livro e do Desembargador Cavalcanti

O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, vai lançar nesta sexta-feira (15) seu novo livro, a novela 'A Botija - Tristão e Angélica'. O evento acontecerá em Itapororoca, na casa de Recepção La Lume, às 10h. A apresentação da obra é do acadêmico Ramalho Leite, presidente Academia Paraibana de Letras, e o prefácio, da professora Maria do Socorro Silva de Aragão.

A obra, com 216 páginas, segundo o desembargador Cavalcanti, é baseada num caso concreto de uma botija que um agricultor recebeu da “alma de uma mulher”. É uma história cinematográfica, pela maneira como o autor abordou o tema, ora ficção, ora realidade.

A expectativa para o lançamento em Itapororoca é grande, porque a história da botija aconteceu naquela cidade. Segundo o autor, tem um fato novo: ele já sabe quem é a alma da mulher, mas só vai revelar no dia do lançamento.

Esse caso chegou a ser registrado numa delegacia de Itapororoca e virou uma Ação Penal, onde um pai de santo foi condenado pelo juiz, que todavia ficou com o ouro e não o devolveu ao agricultor.

“Esse caso, inclusive, foi motivo de dois artigos publicados no jornal Correio da Paraíba, pelos jornalistas Hilton Gouveia e Tião Lucena”, revelou o autor.

A novela intitulada 'A Botija -Tristão e Angélica', é uma obra densa. Autor de vários livros históricos, romances e ensaios, essa é a primeira novela escrita por Cavalcanti.

“O segredo da botija e o seu encantamento e a condenação do pai de santo pelo juiz, todos os detalhes estão na obra. O leitor vai saber de tudo, lendo a obra”, adiantou Cavalcanti. A pesquisa durou dois anos, quando o mundo estava em isolamento devido à pandemia da Covid 19.

O autor escreveu suas memórias no livro autobiográfico Gurguri, que já foi lançado no Livraria do Luiz e em agosto haverá o lançamento na cidade de  Mamanguape, terra em que nasceu o magistrado.

O Desembargador Marcos Cavalcanti  está na presidência da Comissão de Cultura do TJPB há uma década, tendo realizado diversos eventos culturais e lançamentos de livros seus e de autores paraibanos, com temas focados na literatura jurídica.

História da Comarca de Rio Tinto 

Dentro da coletânea ‘Comarcas Paraibanas’ está marcado para o dia 29 deste mês,  já tem, data marcada para o lançamento do livro História da Comarca de Rio Tinto. cuja solenidade será às 10h.

O livro foi escrito a quatro mãos, pelo do Desembargador Marcos Cavalcanti de  Albuquerque, (que assina o posfácio) e Antonio Luiz da Silva. A apresentação da obra é do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Benevides  

Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611