Conteúdo Principal
Publicado em: 04/07/2018 - 17h50 Atualizado em: 04/07/2018 - 17h54 Comarca: Campina Grande

Digitalização dos processos físicos é iniciada no Fórum de Campina Grande

Na tarde desta quarta-feira (4), uma equipe composta por 20 servidores da Comarca de Campina Grande começou a receber os primeiros treinamentos para a migração de cerca de 26 mil feitos físicos para o Processo Judicial eletrônico (PJe), até o final do ano. Assim como no Fórum Cível da Capital, cujo treinamento teve início nessa terça-feira (3), o Fórum Affonso Campos vai digitalizar, primeiramente, os processos do Cartório Unificado de Família.

O passo a passo da metodologia de virtualização foi explicado aos servidores pelo juiz Meales Medeiros de Melo, diretor do Fórum Regional de Mangabeira e responsável pelo trabalho realizado na unidade, de forma piloto, que alcançou o patamar de mais de 6 mil feitos digitalizados. Muitos esclarecimentos também foram feitos pelo diretor de Gestão Estratégica do TJPB, Tony Márcio Leite Pegado, que vem acompanhando os trabalhos e instituindo o cronograma de expansão da digitalização.

O diretor da unidade, juiz Alexandre José Gonçalves Trineto, acrescentou que, na sequência, serão virtualizados os processos da Fazenda Pública, Cíveis, de Sucessões, Feitos Especiais e Juizados. “Isso é de uma importância enorme, pois representará um grande ganho de tempo para a prestação jurisdicional”, afirmou.

O juiz explicou que os servidores selecionados foram cedidos pelas unidades e ficarão responsáveis, exclusivamente, pela digitalização, que ocorrerá das 7h às 19h, com duas equipes para cada turno.

Projeto Digitaliza – O procedimento de virtualização inclui a higienização dos feitos, digitalização, ordenamento, validação, indexação e, por fim, a importação dos dados, com uso da ferramenta ‘Digitaliza’, desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A expansão da iniciativa para os fóruns da Capital e de Campina Grande foi autorizada por meio do Ato nº 50/2018, editado pela Presidência do TJ.

Por Gabriela Parente

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611