Conteúdo Principal
Publicado em: 21/11/2022 - 12h30 Tags: ESMA, curso, Segurança

Esma capacita Oficiais de Justiça com Curso ‘Segurança Pessoal e Institucional’ 

Aulas ministradas na Esma, em João Pessoa
Aulas ministradas na Esma, em João Pessoa

Dando continuidade às capacitações dos Oficias e Oficialas de Justiça do Estado, a Escola Superior da Magistratura (Esma) iniciou na manhã desta segunda-feira (21), na modalidade presencial, o Curso de ‘Segurança Pessoal e Institucional’. As aulas ocorrerão até a próxima quarta-feira (23), na sede da instituição de ensino em João Pessoa. Neste segundo semestre, a Esma já havia promovido a mesma formação para o oficialato na Capital, no mês de agosto, e em Campina Grande, em outubro.

Neste primeiro momento, as aulas estão sendo ministradas pelo agente da Polícia Federal Leandro Augusto da Fonseca Feitosa. Ele destacou que o curso vai auxiliar os Oficiais e Oficialas na prática profissional com mais segurança, além de permitir aos mesmos atuarem de forma mais efetiva e produtiva em prol da população.

A Oficiala de Justiça Bernadete Lourdes da Silva, da Comarca de Sousa, ressaltou que a formação é de extrema importância para todos os Oficias de Justiça do Estado com relação à segurança pessoal e também institucional. Na ocasião, ela parabenizou a Esma pela promoção de cursos em diversas áreas. “A gente vem a cada dia se capacitando com esses cursos e também servindo para nossa promoção funcional”, disse Bernadete.

Já Roberto Lúcio Araújo de Lima Júnior, da Comarca de Sapé, destacou a importância do curso, tendo em vista o trabalho do oficial de Justiça ser na rua. “Toda informação que a gente puder para garantir a nossa integridade física e garantir a melhor prestação jurisdicional pra população, é válida. Então, a gente está aqui para somar força e adquirir conhecimento e, ao final, todos saem ganhando”, afirmou Roberto.

No curso, serão abordados temas como: técnicas de abordagem verbal e programação neurolinguística; produção e difusão de conhecimentos; proteção pessoal; e segurança orgânica. Os tutores da formação são o coronel Onivan Elias de Oliveira, Leandro Augusto da Fonseca Feitosa, Valdomiro Bandeira da Souza Neto e o tenente/coronel Álvaro Cavalcante Filho.

Os alunos/cursistas são das Comarcas de: João Pessoa, Conde, Santa Rita, Sapé, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Mamanguape, Sousa, Pedras de Fogo, Alagoinha, Mamanguape e Itabaiana.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611