Estudantes do CIEE participam do projeto ‘Conhecendo o Judiciário’ do TJPB
Trinta estudantes do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), a maioria com ensino médio concluído e, outros, do Curso Comércio e Varejo, participaram nessa segunda-feira(05), do projeto ‘Conhecendo o Judiciário’ do Tribunal de Justiça da Paraíba, idealizado e coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos. Os alunos foram recepcionados na Sala de Sessões do Tribunal Pleno e vieram acompanhados da instrutora do Centro, professora Solange Pessoa.
“Aproximar a sociedade do Tribunal de Justiça a fim de que possa conhecer o seu funcionamento, de forma a atender as expectativas de todos aqueles que um dia possam precisar, é o que esperamos com o projeto Conhecendo o Judiciário. O importante é que os visitantes saiam daqui com uma nova ideia e que muitos desses aspectos negativos da Justiça fiquem bem esclarecidos para todos vocês”, ressaltou o desembargador Leandro, ao recepcionar e dar as boas vindas aos alunos.
O estudante Diego Bandeira da Silva, que participa pela primeira vez do projeto, disse ter sido uma oportunidade de conhecer seus direitos. “Foi uma aula bastante proveitosa sobre o funcionamento da Justiça, em que tive a chance de entender e conhecer os direitos e deveres do cidadão e que, também, me despertou o interesse em ingressar na área jurídica. Foi muito proveitoso e espero voltar novamente”, declarou.
A instrutora do Centro Integrado Empresa Escola, Solange Pessoa, considerou o projeto de fundamental importância para embasar, ainda mais, os conhecimentos sobre cidadania que os alunos recebem no Centro. “Eles ficaram impressionados com o que ouviram do desembargador Leandro dos Santos. O magistrado tem uma sensibilidade assertiva em transmitir conhecimento e, até mesmo, de estimular os estudantes a seguir a carreira jurídica”, concluiu Solange.
O desembargador apresentou aos estudantes aspectos da carreira jurídica; como se dá o ingresso à magistratura; os crimes de colarinho branco e de corrupção; a Lei de Improbidade Administrativa, entre outros, e, ainda, respondeu a indagações sobre a maioridade penal. Ao final, os participantes conheceram a Galeria dos Ex-presidentes do Tribunal de Justiça e se dirigiram a duas salas de sessões: da 1ª Câmara Especializada Cível e da Criminal.
Por Clélia Toscano