Conteúdo Principal
Publicado em: 31/05/2023 - 17h06 Atualizado em: 01/06/2023 - 10h27 Tags: Fórum, Manual, Auditoria Interna

Fórum aprova Manual de Auditoria Interna do Poder Judiciário

Equipe da auditoria interna do TJPB
Equipe da auditoria interna do TJPB

O gerente de Auditoria Interna (Geaud) do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Sidney Brito, e as servidoras Christina Rachel e Juliana Agra participaram, nos dias 29 a 31 de maio, da segunda edição do ‘Fórum Permanente de Auditoria Interna do Poder Judiciário’, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento, que aconteceu em Brasília (DF), contou com a presença de representantes de todos os tribunais do país e foi transmitido ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube.

Sidney Brito informou que, a partir do Fórum, será possível ter novas perspectivas na gestão da unidade judiciária. Ele enalteceu, ainda, a atitude do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva, em possibilitar que os servidores do Judiciário paraibano pudessem participar de um evento que, em breve, promoverá novas práticas e inovações a serem aplicadas nos trabalhos da unidade de Auditoria Interna do TJPB.

Durante o encontro foram debatidos temas práticos e teóricos relacionados à atividade de auditoria. Também foram difundidas práticas adotadas pelos órgãos públicos, permitindo a melhoria da avaliação dos processos de gerenciamento de riscos, controles internos, integridade e governança.

No primeiro dia do Fórum, o gerente de auditoria, Sidney Brito, ressaltou a importância da aprovação do Manual de Auditoria Interna do Poder Judiciário, que foi elaborado para sistematizar os conceitos básicos sobre as principais legislações correlatas (plano de trabalho, a organização, as competências, as diretrizes gerais e os procedimentos essenciais ao desenvolvimento das atividades de auditoria). “Esse manual vai permitir que o TJPB esteja em linha com as melhores práticas de auditoria e consultoria no âmbito do Poder Judiciário”, pontuou Sidney Brito.

O tema sobre o uso da tecnologia para a melhoria dos trabalhos de auditoria foi o destaque no segundo dia do evento. Os debates tiveram ênfase sobre os benefícios para a gestão nas consultorias realizadas pelas unidades de auditorias internas. Por fim, no terceiro dia foram debatidos assuntos relacionados ao sistema de integridade do Poder Judiciário, o papel da Auditoria Interna como fomentadora de práticas relacionadas e como dissuadir e prevenir práticas que possam acarretar fraude e atos de corrupção.

Para a oficial judiciária Christina Costa, o encontro deu continuidade ao avanço na construção de um Judiciário mais eficiente. “Os debates, com temas práticos, teóricos e relacionados à atividade de auditoria, possibilitaram que o evento se tornasse uma oportunidade de atualização nos conhecimentos em governança, gestão de risco e avaliação dos controles da organização”, afirmou.

Já a supervisora da Geaud, Juliana Agra, ressaltou a importância do Fórum ter sido realizado no mês internacional de conscientização da auditoria interna (IIA). “O lançamento de forma inédita do Manual de Auditoria do Poder Judiciário permitirá o aperfeiçoamento das rotinas e processos de trabalho de todo o sistema de justiça” destacou a supervisora.

Juliana Agra disse que a equipe teve a oportunidade de interagir com colegas do Judiciário nacional. Também contribuiu para aprofundar os conhecimentos, especialmente quanto àauditoria na modalidade de consultoria, passando por inovações desenvolvidas a partir da Inteligência Artificial. “A Integridade na Organização foi outro tema abordado no evento, e que será de interesse para a elaboração de um novo código, sob a consultoria da Gerência de Auditoria Interna do TJPB”, explicou.

Por Jessica Farias (estagiária)

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611