Conteúdo Principal
Publicado em: 04/09/2019 - 15h33 Comarca: Sousa Tags: Comarca de Sousa recebe exposição

Fórum das Artes: Comarca de Sousa recebe exposição ‘Margem’, que retrata a vida no Rio São Francisco

O Projeto Fórum das Artes, desenvolvido na Comarca de Sousa, está com a exposição fotográfica ‘Margem’, trabalho do sousense Márcio Moraes, que mostra o cotidiano às margens do Rio São Francisco. Esta é a segunda exposição do Projeto, lançado em abril deste ano no Fórum Dr José Mariz, e idealizado pelo diretor da unidade, juiz João Lucas Souto Gil Messias. A série de fotografias ficará em exposição até o dia 27 deste mês.

Mais dois artistas locais já demonstraram interesse em participar da iniciativa. Conforme explicação do magistrado, a exposição conta com um total de 13 fotografias registradas no Município de Belém de São Francisco. As imagens estão expostas na escadaria principal do Fórum, local de grande movimentação de pessoas. “A obra foi selecionada porque, além de bela, retrata a vida de pessoas da região, às vezes esquecidas por parte da população. São fotos impactantes que mostram como a vida às margens do Rio São Francisco é difícil, porém esperançosa”, ressaltou.

Com o objetivo de dar oportunidade aos artistas de Sousa e região para apresentarem seus trabalhos ao público em um espaço gratuito, o Fórum das Artes também representa uma tentativa de humanizar e embelezar o ambiente forense, contribuindo para a melhoria do local de trabalho. De acordo com o juiz João Lucas, os artistas que quiserem expor suas obras por meio do projeto podem entrar em contato com a gerência do fórum pelo número 3522-6601. “A iniciativa valoriza a arte local e, quem sabe, pode contribuir de alguma forma com o sucesso de pessoas de talento”, frisou.

O servidor da unidade judiciária, o oficial de justiça Noberto Gomes Carneiro, afirmou que, ao contemplar os artistas da terra, o projeto valoriza os trabalhos de qualidade da região. “A exposição ‘Margem’ traz belas fotografias que mostram uma realidade diferente da nossa. Certamente, tanto servidores e magistrados, quanto o público em geral que precisam ir até o fórum, são beneficiados com o projeto, já que os trabalhos distraem e até mesmo servem como uma forma de diminuir a ansiedade entre os que precisam prestar depoimento, por exemplo”, argumentou. 

A ideia da exposição, conforme o fotógrafo Marcos Moraes, que costuma retratar ciganos e sem-terras da região de Sousa, surgiu durante uma viagem que ele fez até a Bahia. “Cheguei à noite e, logo cedo, acordei com o barulho dos motores dos barcos. À medida que o dia amanhecia, o barulho aumentava. Até que abri a porta e vi que todos utilizam os barcos como meio de transporte, seja para levar os filhos à escola, ou para vender animais ou, até mesmo, fazer feira”, explicou.

Por Celina Modesto / Ascom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611