Conteúdo Principal
Publicado em: 29/04/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Fórum Regional de Mangabeira ganha Sala do Advogado, que recebe o nome de “Joás de Brito Pereira”

Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (29), a Sala do Advogado “Joás de Brito Pereira”, no Fórum Regional da Capital “Desembargador José Flóscolo da Nóbrega”, em Mangabeira. A partir de agora, os advogados paraibanos passam a ter à sua disposição uma sala de apoio para as atividades durante a permanência na unidade judiciária. O novo ponto de apoio aos profissionais está funcionado no 1ª andar do prédio.

“A família recebe com muita honra e satisfação esta homenagem, em ter o nome de Joás de Brito Pereira, denominando a Sala do Advogado do Fórum Regional da Capital. Ele que militou durante muitos anos na advocacia”, disse o desembargador Joás de Brito Filho, ao agradecer a homenagem a seu pai, prestada  pelo TJ e OAB.

O diretor do Fórum, juiz Manuel Gonçalves de Abrantes Manuel Gonçalves, enfatizou que a indicação do nome de Joás de Brito Pereira para a Sala do Advogado lhe deixava honrado, porque foi ele um advogado ético. “Foi um baluarte, além de ser exemplo para toda advocacia paraibana”, afirmou. O magistrado, ainda, ressaltou da importância que é para o Poder Judiciário abrigar um ponto de apoio aos advogados, principalmente, pelo fato de que o TJ está contribuindo para dar melhores condições de trabalho aos advogados, observou ele.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-PB, Odon Bezerra, observou que essa é uma iniciativa que será levada a todas as comarcas do Estado. Disse que é o propósito da OAB, antes de enaltecer a figura do advogado Joás de Brito Pereira. “Não podemos pensar único e exclusivamente na Capital, que já proporciona um certo conforto aos advogados paraibanos. Estamos pensando em instalar salas em outras comarcas, bem estruturadas para as  atividades do advogado”, disse.

A solenidade contou com a presença de outras autoridades da Justiça, além do desembargador Joás de Brito Pereira Filho (filho do homenageado), que esteve ao lado de sua esposa Nyére Martins Pereira, do presidente (OAB), Odon Bezerra e do promotor Guilherme Barros Soares,   representante do Ministério Público estadual, compareceram ainda os magistrados Wolfran da Cunha Ramos, Lilian Frassinetti Moreira e Silvio José da Silva; além de advogados, familiares, amigos e servidores do TJ.

O homenageado – Natural do Rio Grande do Norte, Joás de Brito formou-se pela Faculdade Direito de Pernambuco. Foi indicado por três vezes, em listas tríplices elaboradas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, a fim de concorrer a uma vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Militou por mais de 56 anos na advocacia. Ele também exerceu o cargo e as funções de chefe do Serviço Jurídico do Banco do Brasil.

Marcus Vinícius Leite

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611