Conteúdo Principal
Publicado em: 04/03/2016 - 07h00 Atualizado em: 03/03/2016 - 18h56 Tags: Qualidade de Vida

Gerência de Qualidade de Vida realizou mais de 15 mil atendimentos em 2015

Pesquisa aponta redução de 11% no absenteísmo (ausência no trabalho) no período de 2013 a 2015

Ginástica laboral é prática no TJPB

Conforme relatório divulgado pela Gerência de Qualidade de Vida, setor que faz parte da Diretoria de Gestão de Pessoas, e que é responsável pelo bem estar de servidores e magistrado do Tribunal de Justiça da Paraíba, foram realizadas 15.571 consultas em 2015. Já no início deste ano, foram computadas 298 consultas. Durante todo o ano passado, a maior procura foi pelos atendimentos dos serviços de fisioterapia e acupuntura.

De acordo com informações de Valéria Lúcia Winkeler Beltrão, gerente de Qualidade de Vida, são variados os serviços disponibilizados, a exemplo de atendimentos odontológico, de junta médica, de enfermagem, serviço social e psicológico, sendo este último o menos recorrido (283 atendimentos registrados no ano passado).

“No mês de junho de 2015, houve uma campanha de vacinação contra a gripe nas comarcas do Poder Judiciário da Paraíba, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado, na qual obtivemos um total de 1.902 servidores e magistrados imunizados”, destacou Valéria Beltrão. Ela acrescentou que ocorreu também, no período de 23 de fevereiro a 02 de março do mesmo ano, a realização da terceira etapa da campanha de vacinação contra a Hepatite B.

Dentro do Programa Vida e Saúde, desenvolvido pela Gerência de Qualidade de Vida, consta uma série de projetos, tais como: Despertar Saúde; Terapias Alternativas; Ginástica Laboral; Caminhar para a Qualidade de Vida; Corpo Eficiente; Pilates TJPB e Pesquisa de Redução do Absenteísmo no Poder Judiciário Paraibano.

Nas comarcas - O projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante consiste na realização de palestras, avaliação da saúde, aferição de pressão, glicemia e orientação postural nas comarcas espalhadas pelo Estado. O total de procedimentos executados chegou a 2.064 em 5 comarcas que receberam o projeto em 2015 (Cajazeiras, Sousa, Patos, Guarabira e Campina Grande). O programa terá continuidade este ano.

A Ginástica Laboral possibilitou, no período de janeiro a dezembro do ano passado, 6.945 visitas aos setores, beneficiando as pessoas que fazem parte do corpo funcional do judiciário paraibano.

Já o projeto Pilates TJPB, coordenado pelo educador físico Tarcísio Vieira, previne as patologias relacionadas ao trabalho, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e satisfação. “Minimiza o stress e o desconforto muscular, aumenta a produtividade; corrige a postura e a respiração, este são alguns dos benefícios da prática do Pilates”, ressaltou Valéria Beltrão.

Resultados - Por fim, foi realizada, pela Gerência de Qualidade de Vida, uma pesquisa periódica que apontou a redução do absenteísmo (ausência no trabalho) no Poder Judiciário estadual. Abaixo o quadro estatístico que demonstra a queda de 11% do absenteísmo, registrada no período de 2013 a 2015.

Gabrielly Simiramis (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611