Conteúdo Principal
Publicado em: 26/05/2020 - 15h10 Atualizado em: 26/05/2020 - 15h10 Tags: DITEC

Instalação de novas impressoras no TJPB segue padronização para uso racional

A Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça da Paraíba deu início a instalação de novas impressoras nas unidades judiciais espalhadas pelo Estado. A iniciativa é fruto de um contrato de terceirização realizado pela Presidência do TJPB, que busca a padronização de equipamentos do parque tecnológico do Tribunal, visando economia e sustentabilidade, tendo como alvo o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

O diretor de TI do TJPB, José Teixeira Neto, informou que o contrato, que tem a duração de 36 meses, prevê a instalação de até mil impressoras terceirizadas e que a previsão é de serem instaladas 700, ainda este ano. Além disso, todo o trabalho respeitará uma padronização de distribuição de equipamentos tecnológicos, cujo documento de regulamentação está para ser aprovado pelo Comitê de Governança de TI do Tribunal de Justiça e publicado como Ato da Presidência no Diário da Justiça eletrônico.

Diretor de TI, Jose Neto

“A ideia é substituir todas as impressoras nas unidades judiciárias do Estado. A entrega e a instalação respeitará um padrão de distribuição, que estimulará o uso consciente dos equipamentos e dos seus insumos (papel, toner, energia elétrica). Tudo isso é importante dentro dessa padronização”, ressaltou José Neto, acrescentando que, com o futuro Ato da Presidência, a distribuição de todos os equipamentos tecnológicos do TJ será padronizada.

O gerente de Atendimento e Suporte do TJPB, José Fábio de Alencar Rodrigues, explicou que um cronograma inicial de instalação está sendo ajustado, levando em consideração o cenário atual, no qual o Tribunal adotou o teletrabalho quase que total, mantendo um atendimento presencial mínimo. “Antes, tínhamos dois contratos que previam o fornecimento de 200 impressoras. Desta forma, o critério para instalação das novas impressoras, que foram do primeiro lote, visa atender, inicialmente, os locais já cobertos por esses contratos anteriores”, destacou o gerente, ressalvando que o segundo lote (500 impressoras) será uma expansão do serviço.

Fábio Alencar salientou, igualmente, que o sistema de instalação das impressoras é sincronizado, permitindo que as substituições sejam realizadas sem que haja interrupção nos serviços. Segundo explicitou, está sendo realizada a substituição de dois contratos, que, juntos, totalizam a contratação de 200 por um único, de 1000 impressoras e que a pretensão é padronizar o parque de impressão, permitindo um uso mais racional e controlado dos equipamentos, atendendo todas as comarcas do Estado. “A terceirização de serviços de impressão (outsourcing) é uma modalidade amplamente utilizada em órgãos públicos, inclusive recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, pontuou o gerente.

Fábio Alencar citou diversos benefícios oriundos dessa medida, dentre eles, a utilização de equipamentos novos; a gestão de equipamentos e impressões, o fornecimento de suprimentos e da manutenção preventiva e corretiva especializada. “Este é um modelo de terceirização adotado por muitos Tribunais e órgãos públicos, além de possibilitar o foco na gestão, uma vez que a operação e os serviços relacionados à impressão ficam sob responsabilidade/cargo da contratada”, explicou o gerente de Atendimento e Suporte do TJ.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611