Conteúdo Principal
Publicado em: 24/11/2022 - 08h54 Atualizado em: 24/11/2022 - 12h14 Tags: Jornalista, Cidadão Paraibano

Jornalista do Poder Judiciário estadual vai receber Título de Cidadão Paraibano

Foto: Fernando Patriota
Fernando Patriota: repórter do Tribunal de Justiça

O jornalista da Gerência de Comunicação do Tribunal de Justiça da Paraíba e servidor concursado do Poder Judiciário estadual, Fernando Patriota, vai receber o Título de Cidadão Paraibano. A solenidade tem início às 10h desta quinta-feira (24), no Plenário “José Mariz” da Assembleia Legislativa da Paraíba. O Projeto de Lei Ordinária nº 3.791/22 é uma propositura do deputado estadual, Raniery Paulino. Aprovado por unanimidade pelos parlamentares da ALPB, a iniciativa foi sancionada pelo governador do Estado, João Azevedo, por meio da Lei 12.404/22.

Conforme o autor da propositura, “o Título de Cidadão Paraibano ao jornalista Fernando Patriota se justifica pelos relevantes serviços prestados ao Estado, nas áreas do serviço público, cultural e jornalística”, disse Raniery Paulino. O trabalho de Fernando Patriota também já foi reconhecido pela Câmara dos Vereadores de João Pessoa, quando em 2018 concedeu ao cearense radicado na Capital paraibana o título de Cidadão Pessoense, por indicação da então vereadora Sandra Marrocos.

Fernando Antônio de Freitas Patriota, nasceu em Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará, no dia 3 de junho de 1969, sendo filho mais novo do poeta, Otacílio Batista, e da professora, Rosinha Freitas Patriota, ambos falecidos. A família com 11 filhos, sendo nove vivos, fixou residência em João Pessoa/PB, no ano de 1977. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Fernando Patriota faz parte da equipe da Gerência de Comunicação do TJPB e trabalha em sua primeira participação em um livro. Ele também atua no segmento de Jornalismo Cultural, sendo premiado pelo Ministério da Cultura, Edição Patativa do Assaré, pelo projeto “Tributo a Otacílio Batista – A Poesia Vive”. 

Com 25 anos de carreira no Jornalismo, Patriota passou pelas redações dos jornais A União, onde também foi premiado no Aetc – Jornalismo Impresso, como também nos jornais Correio da Paraíba, O Norte, Contraponto e O Momento, este último como editor. Na área de Webjornalismo, colaborou com os sites WScom, no qual se destacou no campo político e com uma série de matérias especiais sobre o início das obras de transposição das águas do Rio São Francisco. O jornalista também escreveu para o PBAgora, ClickPB e foi colunista do Brasil de Fato.

Já no Radiojornalismo, foi repórter e apresentador do Programa “Justiça Cidadã”, da Rádio Tabajara, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba. Fernando Patriota tem vasta experiência em assessoria de imprensa empresarial, política, além de atuar como mestre de cerimônias. No campo sindical, faz parte da Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba. Pai de duas filhas, Cecília e Sofia, o homenageado é casado com assistente social e servidora do TJPB, Rita de Cássia Montenegro Menezes.

Gecom/TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611