Conteúdo Principal
Publicado em: 08/08/2023 - 18h03 Atualizado em: 08/08/2023 - 18h29 Tags: GMF, Socioeducativo

Juiz do TJPB realiza visita técnica ao GMF do Tribunal de Justiça do Mato Grosso

Hugo Zaher com equipe técnica do GMF do TJMT
Hugo Zaher com equipe técnica do GMF do TJMT

O coordenador adjunto do eixo socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário e Socioeducativo (GMF-PB) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Hugo Zaher, participou de visita técnica ao GMF do Tribunal de Justiça do Mato Grosso. Na oportunidade, o magistrado conheceu os projetos desenvolvidos junto aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e suas rotinas de trabalho. A apresentação foi conduzida pela equipe do eixo socioeducativo, que é coordenada pela juíza Leilamar Rodrigues, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá.

No encontro, foram abordados os círculos de construção de paz feitos com os agentes socioeducativos; o projeto “Leitura que Transforma”, que visa arrecadar 5 mil livros para a instalação de bibliotecas nas unidades de Cuiabá e do interior; as audiências concentradas; o grupo de trabalho sobre educação de jovens e adultos, as Olimpíadas do Socioeducativo, entre outros. Além disso, trataram sobre o panorama do GMF-MT e suas linhas de atuação.

Para o juiz Hugo Zaher, o objetivo da visita foi conhecer as iniciativas desenvolvidas no âmbito socioeducativo, bem como, trocar experiências e levar o que está sendo desenvolvido pelo GMF na Paraíba. “O encontro serviu para fortalecer parcerias, que já contam com programações futuras para reuniões, que visam inspirar mutuamente o desenvolvimento de ações estratégicas e planos para a qualificação do trabalho. As atividades serão realizadas em prol de adolescentes em conflito com a lei no cumprimento de medidas socioeducativas, sobretudo, no meio fechado (internação e semiliberdade)”, pontuou.

Ele informou, ainda, a pretensão em replicar no estado o projeto ‘Tecendo Caminhos’ da Associação ‘Elas Existem’, o qual visa o trabalho com adolescentes no eixo do fortalecimento da leitura. “A iniciativa, é importante para espelharmos o desenvolvimento do nosso trabalho no Poder Judiciário Estadual”, destacou o magistrado.

Além dos juízes, participaram da reunião, a servidora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso, Wanderléia da Silva Dias; e os servidores do GMF-MT, Lusanil Cruz, Alianna Cardoso Vançan e Maria Fernanda Daltro.

Associação Elas Existem – é uma organização sem fins lucrativos manifestadamente feminista interseccional, antipunitivista, abolicionista penal e tem por finalidade atuar em prol das mulheres cis e trans que compõem o sistema penitenciário e das adolescentes cis e trans do sistema socioeducativo feminino.

Por Maria Luiza Bittencourt (estagiária) com informações da Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611