Conteúdo Principal
Publicado em: 27/07/2022 - 12h03 Atualizado em: 29/07/2022 - 09h16 Tags: História da Comarca de Rio Tinto

Livro que a conta História da Comarca de Rio Tinto será lançado nesta sexta-feira

Foto da capa do livro sobre a História da Comarca de Rio Tinto

O Tribunal de Justiça da Paraíba vai lançar na sexta-feira (29), às 10h, no Fórum Desembargador Francisco Espínola, o livro ‘História da Comarca de Rio Tinto', de autoria do Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente da Comissão de Cultura e Memória do TJPB, e do memorialista e pesquisador Antônio Luiz da Silva. O prefácio é do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Benevides.

O projeto ‘Comarcas da Paraíba’, que chega à 7ª publicação, vem contando através dos anos a história das comarcas do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º grau. A iniciativa oportuniza aos leitores conhecerem, a partir de um trabalho de resgate histórico, grandes obras executadas em cada comarca, suas histórias e seus juízes.

Presidente Saulo Henriques de Sá e Benevides
Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides

“Para contextualizar a história da Comarca, os autores mergulharam na origem da cidade de Rio Tinto, que começou como Distrito de Mamanguape, criado por Lei Municipal em 1908, às margens do rio de águas vermelhas que banha a região. De um pequeno povoado, passou a Município e se desenvolveu economicamente, tornando-se uma das principais cidades da Região Metropolitana de João Pessoa”, afirma o Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, em sua apresentação.

De acordo com o Desembargador Marcos Cavalcanti, trata-se de mais um livro da coleção Comarcas Paraibanas, do Tribunal de Justiça, que conta a história da comarca cujo conteúdo segue o projeto institucional.

Foto do Desembargador Marcos Cavalcanti
Desembargador Marcos Cavalcanti

“Contando os casos judiciais de grande repercussão, biografando juízes, promotores, defensores, advogados, juízes de paz e funcionários dos cartórios, com narrativa que, além de mostrar os aspectos físicos como os ocorridos no fórum e na cadeia pública, valoriza os aspectos humanos, prestigiando as pessoas que prestam relevante serviço ao povo. Traz fatos e dados registrados, da história mais remota até os dias de hoje”, disse o Desembargador.

A pesquisa, segundo o co-autor, memorialista, pesquisador e médico Antônio Luiz da Silva, foi feita no Fórum de Rio Tinto, principalmente nos livros destinados aos Termos de Compromissos da Comarca. “Realizamos pesquisas no próprio Tribunal, entrevistamos juízes, familiares e pessoas da comunidade, visitamos e pesquisamos também em cartórios, jornais e sites fidedignos da internet”, pontuou.

Antônio Luiz da Silva ressaltou alguns fatos relevantes da Comarca de Rio Tinto: “O último fato marcante na Comarca foi a instalação, no dia 06/12/2021, do primeiro Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos), voltado exclusivamente para o Povo Potiguara, já que os três Municípios desta Comarca (Rio Tinto, Marcação e Baia da Traição) são habitados por indígenas”.

Novos lançamentos

Segundo o Desembargador Marcos Cavalcanti, outras obras estão em pesquisa para serem lançadas em breve pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Saulo Benevides, “que prestigia muito a literatura e a cultura em sua profícua gestão à frente do Poder Judiciário do Estado da Paraíba”.

Já está na impressão gráfica o livro da Comarca de São João do Rio do Peixe, e o magistrado está esperando o material do livro da Comarca de Patos, para diagramação e impressão. “Assim, desejamos chegar a escrever a História da Paraíba, através das suas Comarcas, nesse projeto denominado”, afirmou Marcos Cavalcanti.

Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611