Conteúdo Principal
Publicado em: 22/11/2018 - 12h46 Atualizado em: 27/11/2018 - 08h53 Tags: Comissão de Segurança, Segurança

Magistrados estão participando de curso sobre segurança institucional na Esma

Cinquenta magistrados participam, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), do Curso de Segurança Institucional no Poder Judiciário. A capacitação é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma), em parceria com a Escola Nacional da Magistratura (ENM), e busca levar aos juízes do Estado informações importantes e noções técnicas de segurança institucional, inclusive, frente às redes sociais, com relação à exposição pessoal.

A formação visa, ainda, trabalhar as condições psicológicas, aperfeiçoar a prestação jurisdicional e garantir a segurança dos julgadores e de seus familiares. Uma nova turma, com 37 alunos, participará, nos dias 29 e 30 deste mês, do mesmo curso. Entre os temas a serem abordados estarão segurança institucional, medidas de proteção, segurança física e pessoal, tecnologia da informação aplicada à segurança e proteção e defesa pessoal. 

As aulas estão sendo ministradas na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30. A prática de tiro ocorrerá nas academias da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado. 

O curso foi aberto pelo diretor da Esma, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que também está participando. Ele ressaltou, na ocasião, que essa formação é da maior importância, em virtude do aumento da violência no país e, inclusive, de ataques contra magistrados. “É por isso que os juízes precisam estar sempre preparados, não para reagir a um ato de violência, mas para procurar se defender e prevenir para que um ataque não venha a acontecer”, disse o diretor.

Na oportunidade, o desembargador agradeceu o apoio da Escola Nacional da Magistratura, do Ministério Público, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado e da Polícia Federal na realização da formação.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que participa do curso de Segurança Institucional, enfatizou a importância da capacitação para magistratura, e lembrou que a iniciativa segue as recomendações do  Conselho Nacional de Justiça no que diz respeito à segurança dos juízes no país.

“Cada vez mais, precisamos nos aprimorar nessa área, pois, nós, juízes, estamos vulneráveis e precisamos estar sempre atentos no dia a dia”, afirmou o presidente do TJPB.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima, presente à abertura das atividades, afirmou que não há como desconhecer, no Brasil, o crescimento e o aumento do crime organizado. “Sendo assim, é preciso uma prevenção para a garantia dos magistrados. Esses cursos são importantes e proporcionam, ao mesmo tempo, uma articulação maior entre o Poder Judiciário e os órgão do Poder Executivo. Estamos num país onde precisamos, cada vez mais, criar pontes e não ilhas”, falou.

Para a coordenadora do curso, juíza Michelini de Oliveira Jatobá, essa temática está em evidência, ao tempo que o conteúdo foi montado com temas variados a questões que envolve a segurança institucional no Judiciário. “Nossa expectativa é que as informações que serão repassadas as duas turmas sejam úteis para todos os juízes participantes, e que possam ser aplicadas no dia a dia”, disse.

O curso está sendo ministrado pelos professores Tatiana Costa, delegada da Polícia Federal (PF) e diretora do Setor de Segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ); pelos promotores de Justiça Octávio Paulo Neto, Manoel Cacimiro Neto e Rafael Lima Linhares; pelo secretário Executivo de Segurança Pública do Estado, Jean Francisco Bezerra; pelo delegado da PF Raone Aguiar; pelo agente da PF Marcelo Dolabela; pelos PMs Álvaro Filho e Geraldo Prazeres; além de outros nomes renomados. 

Por Marcus Vinícius

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611