Meios de comunicação enfatizam a importância do “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”
Durante todo o dia dessa quinta-feira (2), parte da Comissão Organizadora do encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”, visitou alguns dos principais meios de comunicação da Paraíba. Antes, o juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, e os jornalistas do Tribunal de Justiça, Fernando Patriota e Cristiane Rodrigues conversaram com a presidenta da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sintonio, e depois explicaram a importância do encontro para os responsáveis pelos sistemas TV Paraíba e Cabo Branco, Correio da Paraíba e Diários Associados.
O Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos” será realizado no dia 16 de setembro, no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma). O evento é promovido pela Escola e TJPB. As palestras e debates começam às 18h30. A iniciativa faz parte do planejamento da atual gestão do diretor da Esma, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.
Por volta das 9h, Marcela Sintonio foi recebida na sala de Comunicação Social do Tribunal. A presidenta da API afirmou que a iniciativa da Escola Superior da Magistratura, com total apoio do Tribunal, é de singular importância para aproximar o Judiciário dos profissionais da mídia.
“Classifico esse encontro como um novo tempo em todas as esferas do Judiciário. Tenho certeza que a sociedade será a mais beneficiada com o 'Justiça e Imprensa'. Com abertura desse diálogo, estamos exercitando a democracia, ao passo que podemos conviver com os contrários respeitando as diferenças.”
Já na Superintendência das TVs Paraíba e Cabo Branco, a Comissão foi recebida pelo superintendente da empresa, Guilherme Lima, e editores de televisão, rádio e portal. Segundo ele, essa aproximação do Judiciário com a imprensa se revela muito importante. “Os jornalistas precisam da Justiça para cumprir com o seu trabalho. Certamente, um evento como esse vai trazer soluções para as dificuldades mais comuns do encontradas pelos jornalistas que cobrem os Judiciário em seu cotidiano.”
A editora do Jornal o Norte, Nara Velusca, também foi visitada. Para ela, o “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos” vai esclarecer uma série de dúvidas pera os repórteres, no que diz respeito aos termos e linguagens técnicas do Judiciário. “É uma grande oportunidade de esclarecermos essas dúvidas. Depois do encontro, acredito que todos os jornalistas vão sentir mais seguros na produção de sues textos jurídicos. A Esma e o Tribunal estão de parabéns pela iniciativa”, ressaltou.
Já o diretor de Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, Walter Galvão, disse que “a proposta da Esma e do Tribunal de Justiça acompanha uma tendência nacional de transparência das ações desenvolvidas pela instituições. São posturas como essa que solidificam a democracia e valorizam os meios de comunicação e toda a sociedade.”
O evento pretende discutir uma nova relação entre os operadores do sistema judicial e os profissionais da imprensa. “A inexistência de concorrência ante o monopólio estatal da jurisdição, com a consequente falta de preocupação com a imagem; o formalismo inútil; o desconhecimento público da rotina judiciária; a qualidade e a ética do jornalismo judiciário são apenas alguns temas que a serão discutidos”, disse Antônio Carneiro de Paiva Júnior.
Dentro da programação, duas palestras. Uma, sobre “Judiciário e Imprensa – Qualidade, ética e responsabilidade”, ministrada pela diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazarollo. E a outra, com o juiz Hermance Gomes Pereira que vai abordar o tema: “Vocabulário rebuscado e o formalismo inútil do Poder Judiciário.”
Também vão participar do “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”, como debatedores, o desembargador do TJPB Joás de Brito Pereira Filho; o juiz Aluízio Bezerra Filho; a magistrada Renata da Câmara Pires Belmont; o diretor de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, jornalista Walter Galvão; e um dos pioneiros do Webjornalismo em nosso Estado, Walter Santos, diretor do Wscom e da Revista Nordeste.
Inscrições - A partir desta segunda-feira (6), as inscrições podem ser feita gratuitamente no site do Tribunal (www.tjpb.jus.br) e no portal da Esma (http://esma.tjpb.jus.br), ou, ainda, na Secretaria da Escola e na Codecom do Tribunal. Esta, localizada no 6º andar do Anexo do Tribunal de Justiça, Centro de João Pessoa. É necessária a confirmação da inscrição até 48 horas antes do evento, para a confecção dos certificados.
Serviço:
Evento: Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos
Dia: 16 de setembro
Hora: 18h30
Local: Auditório da Esma, Altiplano – João Pessoa
Inscrições gratuitas
Emissão de certificados
Outras informações nos telefones 3252-1104 ou 3216-1612