Conteúdo Principal
Publicado em: 23/10/2013 - 17h21 Atualizado em: 05/12/2013 - 22h05 Tags: Mulher Merece Respeito

Moradores do bairro dos Ipês participam do Projeto Justiça em seu Bairro - Mulher Merece Respeito

O projeto “Justiça em seu Bairro – Mulher merece respeito” reuniu, na noite desta terça-feira (22), os moradores do Bairro dos Ipês e adjacências durante palestra sobre a Lei Maria da Penha. O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Escritor Luiz Augusto Crispim, localizada na Avenida Tancredo Neves, na Capital e integrou a programação de comemoração pelos 122 anos de instalação do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A juíza Rita de Cássia Martins, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, ressaltou que o projeto se fortalece a cada dia, graças a atual administração da Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcant, “que tem em sua gestão uma veia humanística que prima pela valorização e proteção das mulheres”.

O Projeto Justiça em Seu Bairro – Mulher Merece Respeito, de acordo com a juíza, tem procurado, através de uma linguagem clara e objetiva, falar de um tema não muito agradável que é a violência doméstica. “A ideia pejorativa de que mulher gosta de apanhar é uma mentalidade retrógrada que precisa ser mudada e isto só será possível através da informação’’, ressalta a juíza.

Durante a palestra a magistrada abordou os vários aspectos da ‘Lei Maria da Penha’, os tipos de violência sofrida pelas mulheres e que, em muitos dos casos, elas não denunciam seus agressores. Também falou das medidas protetivas de urgência, dentre elas a que obriga o agressor a se manter afastado do lar e, a mais importante, que é onde denunciá-lo

A dona de casa Ana Cleide Pereira se encorajou após saber das garantias que a lei dá as mulheres e revelou ter sido vítima de violência doméstica, tendo condo como agressor o marido. Não suportando mais as agressões sofrida após bebedeira do marido, ela resolveu dá um basta e, até hoje, ainda consegue ter uma vida harmoniosa com seu agressor, mesmo separados há mais de 14 anos.

O projeto “Justiça em seu Bairro” é uma ação pioneira no país e vem recebendo aplausos da sociedade sobre a preocupação do judiciário, com a violência, seja ela nas ruas ou nos lares. “Temos que trabalhar nas bases, ou seja, na prevenção. Só assim, poderemos levar paz e harmonia aos lares e, desta forma, valorizando o que é mais importante que é a família”, ressalta a juíza.

A ação conta com uma equipe de profissionais capacitados, a exemplo de médicos, psicólogos e assistentes sociais, que após a identificação de casos de violência, a equipe entra em ação com o trabalho de apoio e acompanhamento das vítimas durante os eventos e, depois, através de uma ação continuada.

Participaram da explanação, além de professores, alunos e funcionários da escola, o diretor da unidade educacional, Braz Di Lorenzo, a diretora-adjunta, Karina Soares, o Major Simões, representando o Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba, a delegada Maysa Félix, da Delegacia da Mulher, além da deputada Daniela Ribeiro, presidente da Comissão em Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba, e da vereadora Elisa Virginia, bem como dos conselheiros tutelares.

Gecom - Clélia Toscano

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611