Conteúdo Principal
Publicado em: 14/07/2015 - 13h01 Atualizado em: 15/07/2015 - 10h10 Tags: Homenagem

Neto de Epitácio Pessoa virá à Paraíba participar de homenagem ao ex-presidente nesta sexta-feira

O embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardelas, neto de Epitácio, confirmou presença
em evento na cidade de Umbuzeiro nesta sexta-feira

Ex-presidente Epitácio Pessoa

O embaixador Carlos Alberto Pessôa Pardellas – neto do presidente Epitácio Pessoa – confirmou presença na solenidade referente a segunda etapa comemorativa ao 'Sesquicentenário de Nascimento do presidente Epitácio Pessoa', ser realizada nesta sexta-feira (17), na cidade de Umbuzeiro.

Em correspondência oficial enviada ao Tribunal de Justiça da Paraíba, o embaixador Carlos Pessôa Pardellas agradece ao convite para participar do evento, confirma a presença no mesmo, ao tempo que parabeniza a Presidência do Tribunal pela homenagens a Epitácio, no transcurso dos 150 anos de nascimento do ex-presidente.

A solenidade de Umbuzeiro será a segunda etapa das comemorações do Sesquicentenário do ex-presidente Epitácio Pessoa, promovidas pelo TJPB. Na ocasião, o professor doutor e acadêmico Damião Cavalcanti irá proferir palestra sobre o homenageado.

O primeiro evento, que abriu as comemorações, foi realizado no dia 28 de maio, com visita ao Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no Palácio da Justiça, conduzida pelo presidente do Poder Judiciário, desembargador Marcos Cavalcanti. Em seguida, ocorreu uma palestra no Pleno da Corte de Justiça, proferida pelo historiador Humberto Mello, que discorreu sobre o tema “Epitácio Pessoa, o político e estadista”.

As homenagens terão seguimento nos meses de agosto, novembro e dezembro, com a presença de dois ministros, Francisco Rezeck e Herman Benjamin.

O ministro Rezeck virá à Paraíba proferir palestra, com o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”, a ser realizada na tarde do dia 6 de agosto, no anfiteatro do Tribunal de Contas do Estado – parceiro da Corte de Justiça nas comorações.

A quarta etapa ocorrerá no dia 6 de novembro, às 10h, no Pleno do Tribunal de Justiça, com a presença do ministro Herman Benjamin. Ele vem à Paraíba falar sobre o tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”.

Um concerto com Orquestra Sinfônicas da Paraíba será realizado para fechar as homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa, bem como encerrar o Ano Judiciário de 2015. Este será o quinto e último evento, agendado para acontecer no 17 de dezembro, às 19h, véspera do recesso forense. O concerto ocorrerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

Carlos Pessôa – Carlos Alberto Pessôa Pardellas é neto do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa. Ele é filho da senhora Angelina Pessôa Pardelas (filha de Epitácio). No campo profissional, Carlos Alberto seguiu a carreira de diplomata, alcançando o posto de embaixador.

Por Valter Nogueira

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611