Conteúdo Principal
Publicado em: 07/02/2020 - 14h44 Atualizado em: 07/02/2020 - 14h45 Comarca: Sousa Tags: Peças artesanais

Peças artesanais produzidas por apenados são expostas no hall do Fórum da Comarca de Sousa

Uma exposição com peças artesanais produzidas por reeducandos da Colônia Penal Agrícola do Sertão tem movimentado o átrio do Fórum da Comarca de Sousa “Dr. José Mariz”. A iniciativa faz parte do projeto “Fórum das Artes”, da Vara de Execução Penal (VEP) da unidade Judiciária, em parceria com a direção do Estabelecimento Penal. O material produzido é composto em miniaturas de casas, igrejas, navios, além de porta-retratos, porta-joias e jarras. O evento teve início no dia 03 e segue até o dia 14 de fevereiro.

A juíza Caroline Silvestrini de Campos Rocha, da 2ª Vara Mista de Sousa, que responde pela VEP, ressaltou que o projeto tem por objetivo a ressocialização e atualmente alcança 132 pessoas. “A intenção é poder remir a pena através do trabalho, estudo e da leitura”, afirmou.

Já o juiz João Lucas Souto Gil Messias, diretor do Fórum de Sousa, salientou a importância na divulgação do trabalho artesanal dos apenados, de forma que pudessem aproveitar o espaço físico do Fórum para expor a sua arte. “Trata-se de uma iniciativa sensível e admirável, que possibilita aos presos uma atividade saudável, intelectualmente estimulante e que, agora, pode ser vista por todos os que frequentam nosso Fórum. Pelo que estamos vendo, a exposição está sendo um verdadeiro sucesso, surpreendendo a todos que têm contato com o artesanato produzido pelos reeducandos”, enfatizou o magistrado.

Segundo Charles Martins de Souza, diretor da Colônia Penal de Sousa, o objetivo é que, com a ajuda da VEP, por meio da exposição divulgar o trabalho confeccionado pelos apenados. “A intenção é que, posteriormente, possamos fazer uma oficina para a produção desses artesanatos e implantar, através desse projeto, mais uma forma de remissão da pena”, pontuou.  

A gerente do Fórum, Francineide Nascimento, destacou, ainda, a mudança que o colorido das peças trouxe à rotina dos que frequentam a Comarca de Sousa, além da satisfação do público e dos servidores que prestigiam o evento.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611