Pleno do TJPB aprova voto de pesar pelo falecimento de Diana Porto
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (09), voto de profundo pesar pelo falecimento da senhora Diana Porto, mãe do Desembargador José Ricardo Porto, do juiz Geraldo Porto, do advogado Sylvio Filho e de Fernanda Porto Lima. A propositura foi de autoria do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
"Dona Diana era uma figura exemplar. Era uma pessoa bem alegre, cheia de vida, batalhadora, que cuidou muito bem dos seus filhos. Esse é o grande mérito de dona Diana. Era uma dama do maior respeito, da maior dignidade e que soube muito bem conduzir a sua família", afirmou o desembargador Saulo Benevides em sua homenagem.
Em seguida, todos os desembargadores fizeram uso da palavra para externarem publicamente os sentimentos pela morte de Diana Porto.
Bastante sensibilizado com as homenagens, o desembargador José Ricardo Porto disse que se sentia honrado de ser filho de Diana Porto. "Aprendi muito com ela. Ela me deu apoio, me deu força, me deu carinho, me deu ensinamentos. Em certos episódios das nossas vidas, quando a tempestade está de forma muito forte e nós não conseguimos vislumbrar além da nuvem negra, nesses momentos, eu sempre sentia a sua mão salvadora me puxando para junto dela", afirmou. O desembargador encerrou sua fala citando as palavras de um autor desconhecido, que diz: “Deus a levou, minha mãe, pois há muito tempo os céus esperavam o retorno de um dos seus anjos mais belos. Seus braços são agora asas e seu coração a estrela mais brilhante do horizonte”.
Quem foi Diana Porto
Diana Porto, ainda jovem, era uma mulher à frente de seu tempo. Estudou no Colégio Sacré Coeur De Marie, no Rio de Janeiro, uma escola francesa que formou diversas damas brasileiras. Naquela época, seus pais Ascendino Nóbrega e Luíza Simões Nóbrega, já apontavam para a formação e educação como metas prioritárias na vida dos filhos.
Uma dama, tendo se casado com o desembargador Sílvio Porto e dessa união nasceram os filhos, desembargador José Ricardo Porto, juiz Geraldo Porto, advogado Sílvio Porto Filho e Fernanda Porto, esta, residente em Recife.
Diana Porto soube cultivar boas amizades, mulher que esteve ao lado do marido sempre, quando político e magistrado.
Por Lenilson Guedes e Kubitschek Pinheiro