Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba escolhe membros da comissão de segurança do Judiciário
Instalada em novembro de 2012, através da Resolução nº 85, que introduziu o artigo 119 ao Regimento Interno do TJPB, a comissão atende a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça e será composta pelos desembargadores Joás de Brito Pereira Filho (presidente), Carlos Martins Beltrão Filho e João Benedito da Silva, mais os juízes Ricardo Vital de Almeida, Carlos Neves da Franca e Horácio de Melo, este último presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba.
O desembargador Jóas de Brito Pereira Filho explicou que uma das ações mais importantes da comissão é a implementação de uma política de segurança para integrantes da magistratura. São ações voltadas à segurança, para que os membros da magistratura possam prestar a jurisdição com mais tranquilidade. O presidente adiantou ainda que esse grupo de trabalho se mantém atento na proteção aos juízes ameaçados, em muitos dos casos em processos que envolvem o crime organizado.
Ele destacou também que a comissão atua no apoio às ações que envolvem escolta, tomando as providências necessárias, ou até mesmo através de medidas preventivas para resolver o problema de imediato. Lembrou o trabalho realizado no mutirão que aconteceu o ano passado na cidade de Catolé do Rocha, onde havia constantes ameaças aos magistrados que atuam naquela região. Com o apoio das forças de segurança do Estado, a comissão atuou para reprimir as ameaças e restabelecer a normalidade na jurisdição.
Gecom/TJ/Genésio Sousa




