Conteúdo Principal
Publicado em: 15/04/2021 - 17h22 Atualizado em: 15/04/2021 - 18h45 Comarca: João Pessoa Tags: DITEC, Política de Segurança da Informação, Em Dia com a Ditec

Política de Segurança da Informação do TJPB é tema do ‘Em dia com a Ditec’ desta sexta (16)

Em dia com a Ditec

Nesta sexta-feira (16), a partir das 11h, o ‘Em Dia com a Ditec’ abordará o tema ‘Aspectos práticos da Política de Segurança da Informação (PSI) do Tribunal de Justiça da Paraíba’. A apresentação será realizada pelo Coordenador de Segurança da Informação, Francisco dos Santos Magalhaes, Analista Judiciário da área de Infraestrutura do TJPB, com mediação do juiz auxiliar da Presidência, Euler Jansen, e participação do diretor da Ditec, Ney Robson. A iniciativa ocorrerá por meio da plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/82392016490, com transmissão via Youtube: https://youtu.be/UEOTwDjdN0I.

De acordo com o diretor da Ditec, Ney Robson, a Política de Segurança foi reformulada pela Resolução nº 28/2020 e tem em seu conteúdo o conjunto de diretrizes, normas, procedimentos e políticas auxiliares que regulamentam o uso adequado dos recursos de tecnologia da informação do TJPB. “Há, ainda, a conferência de direitos, deveres e responsabilidades daqueles que utilizam estes recursos visando garantir a continuidade da prestação jurisdicional”, disse.

Ainda conforme o diretor da Ditec, um dos objetivos da PSI é o de informar e conscientizar os usuários sobre as suas responsabilidades na utilização dos recursos de TI do TJPB, de forma a melhorar e preservar os níveis de segurança da informação a fim de evitar incidentes que possam violar a privacidade dos usuários, interrupções de serviços essenciais, perda de dados institucionais, destruição ou perda de recursos computacionais e roubo de propriedade intelectual.

O webinário tratará de aspectos práticos que devem ser observados pelos magistrados e servidores no uso dos recursos de tecnologia postos a sua disposição visando a preservação e segurança destes meios na rede do TJPB, dentre os quais: requisitos para senhas seguras; uso adequado do e-mail institucional; boas práticas de Segurança da Informação; como solicitar permissão de acesso a recursos de TI; direito de acesso a quotas de armazenamento de dados; responsabilidades dos usuários com relação ao uso adequado dos recursos de tecnologia da informação do TJPB e, notadamente, a importância de seguir a Política.

Segundo Euler Jansen, "o tema abordado é dotado de importância não só para o TJPB, mas para a vida privada dos servidores, pois todos que têm acesso à Internet, mesmo em simples smartphones, tem dados privados, fotos pessoais, senhas de bancos, contatos de amigos que não querem que caiam em mãos estranhas. Assim, deveria a proteção de dados ser objeto de estudo e prática de cada um de nós", observou o magistrado.

O palestrante do webinário atua no TJPB com atribuição de, dentre outras, propor soluções de antivirus, firewall, detecção de intrução, controle de acesso à Internet e anti-spam, além de auditar e monitorar o cumprimento da PSI.

Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611