Portal do TJPB está disponível em novo formato exclusivo para dispositivos móveis
O Tribunal de Justiça da Paraíba adaptou o Portal Institucional (www.tjpb.jus.br) conforme o sistema responsivo para dispositivos móveis. Isso quer dizer que, ao acessar o portal do TJPB por meio de tablets ou smartphones, serão visualizados, de início, os serviços mais acessados, oferecendo-se em primeiro lugar a consulta processual. A modificação pode ser vista a partir sexta-feira (1º), e foi desenvolvida pelo corpo técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação.
O juiz Antônio Silveira Neto, auxiliar da Presidência do TJPB, destacou que isso faz parte da atenção do TJPB às modificações tecnológicas empreendidas no mundo. “Temos que observar que 76% dos telefones móveis vendidos no Brasil são do tipo smartphone, e por isso temos que estar preparados para dar acesso às informações processuais e administrativas de todas as formas possíveis” afirmou.
O dado em relação à quantidade de telefones móveis no mercado brasileiro é da Abinee (Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica), com informações da IDC - empresa de consultoria na área de tecnologia. A previsão, até o final desse ano, é que sejam comercializados no Brasil 64,9 milhões de celulares, dos quais 46,8 milhões serão smartphones.
O diretor de Tecnologia da Informação, Ney Robson, ressaltou que houve uma atualização arquitetônica no Portal, que não é visível ao usuário, mas dá mais celeridade. “Quando a gente evolui versões tecnológicas isso tende a melhorar a usabilidade”,
A visualização do Portal acontece na ordem dos serviços mais utilizados: consulta processual, jurisprudência, Push, Pull, Certidão, e-Jus, Execuções Penais, PJE, Diário da Justiça Eletrônico e Custas Processuais. Em seguida vem a parte de noticiário, vídeos, rádio, revista, janela de pesquisa do DJE, avisos, banners dos projetos do TJPB e finaliza com os links organizados por área de interesse.
Pesquisa – Está disponível no Portal do TJPB o questionário de avaliação de qualidade de sistemas e portais do Tribunal de Justiça da Paraíba, a fim de obtenção do "Índice de Qualidade de Sistemas", do plano de métricas do seu Planejamento Estratégico de TI (2011-2014).
O usuário pode dar sua contribuição para a melhoria contínua dos serviços de TI do Tribunal de Justiça da Paraíba, avaliando e opinando acerca deste portal. São apenas 6 questões. O questionário é anônimo.
Por Gabriella Guedes



