Conteúdo Principal
Publicado em: 12/11/2018 - 15h51 Atualizado em: 12/11/2018 - 15h55 Tags: Presidente

Presidente do TJPB é homenageado no Dia do Oficial da Reserva em evento militar no 15º BIMTz

Pres. Joás de Brito recebendo o Certificado

Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, participou, na manhã do último sábado (10), da solenidade comemorativa ao Dia do Oficial da Reserva. A cerimônia militar foi realizada no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15BIMTz), no Bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário estadual recebeu o ‘Certificado de Amigo da Associação dos Oficiais da Reserva – R2 – do Exército (AORE-PB). 

“Uma homenagem que representa uma memória, uma lembrança do período em que servi ao Exército Brasileiro. Fiz o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e servi na Cavalaria. Sou um tenente R2 e eles reconhecem este trabalho das pessoas que, de alguma forma, estão, ainda, como amigos do NPOR. Todas as vezes que vou ao Quartel me sinto bem, porque relembro os aprendizados valorosos que aquela escola me trouxe”, afirmou o presidente Joás de Brito. 

Ao falar à tropa e aos homenageados, o comandante do 1ª Grupamento de Engenharia de Construção e da Guarnição Federal na Paraíba, general de brigada Marcelo Arantes Guedon, disse que o R2 realiza um relevante trabalho ao Exército Brasileiro. “O trabalho do oficial da reserva é indispensável para o desenvolvimento da importante missão do Exército”, afirmou. 

De acordo com o tenente R2 Luiz Carlos Dias Pedrosa, presidente da AORE-PB, a comenda é destinada a personalidades que prestam relevantes serviços à Associação ou ao Exército Brasileiro. “O presidente Joás de Brito mantém laços de amizades com os integrantes da Associação. Foi uma honra homenageá-lo com a entrega do certificado”, declarou.

O Dia do Oficial da Reserva (R/2) é comemorado, anualmente, no dia 4 de novembro. A data foi instituída no ano de 2006, pela Portaria do Comandante do Exército nº 429, em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR), e confirmada, posteriormente, pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.685, de 5 de dezembro de 2017.
 
A data foi fixada em memória ao nascimento do Tenente-Coronel de Artilharia, Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no Brasil. Nascido em Porto Alegre-RS em 1891, filho primogênito de um General-de-Divisão e aluno destacado em todas as Escolas Militares que cursou, o então Capitão Correia Lima, nos idos da década de 1920, teve uma ideia bastante avançada para o Brasil da época: convocar os alunos das faculdades para cursar um centro de preparação, durante as férias e nos finais de semana, onde constituiriam uma reserva de alto nível para o Exército. 
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611