Conteúdo Principal
Publicado em: 16/06/2014 - 12h59 Atualizado em: 17/06/2014 - 13h23

Presidente do TJPB implanta o Projeto ‘Sustentabilidade Ambiental’ no Fórum de Pombal

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, implantou, na manhã desta segunda-feira (16), o projeto “Sustentabilidade – A Justiça Abraça essa Ideia”, no Fórum “Promotor Nélson da Nóbrega”, da Comarca de Pombal. A iniciativa difunde, junto aos magistrados e servidores do local, um novo modo de viver e de produzir para alcançar um desenvolvimento sustentável.

O evento, que consiste na coleta seletiva de resíduos sólidos, é uma determinação da própria presidente, em conformidade com a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que conclamou os Tribunais de Justiça de todo o país para a implantação do programa de Sustentabilidade Ambiental.

Ao abrir o evento, a desembargadora Fátima Bezerra enfatizou que o Judiciário estadual está atento à harmonização com o meio ambiente, bem como o projeto amplia a conscientização dos servidores e jurisdicionados sobre a preservação do meio ambiente e a necessidade da coleta seletiva e da reciclagem de resíduos sólidos.

“Esse projeto de sustentabilidade visa não apenas a questão da reciclagem de material orgânico, mas também tralhamos a sustentabilidade no sentido de fazer com que a ideia de economia e de praticidade possa ser empregada em todo o Estado da Paraíba. Hoje, quando trazemos a Pombal esse projeto, nós queremos que servidores e magistrados entrem nessa corrente do Tribunal de Justiça, para que possamos trabalhar unidos com o objetivo de levar o Judiciário para a comunidade”, disse a desembargadora-presidente.

E acrescentou: “Trabalhamos com processos, mas temos uma responsabilidade social para trazer harmonia à sociedade e ao planeta. Esse daí é o desafio que o Judiciário lança, porque sem paz social, sem um ambiente saudável, sem harmonia entre os membros da Justiça e da sociedade não podemos promover uma justiça pacificadora”.

Coube ao juiz auxiliar da Presidência e membro da Comissão de Sustentabilidade do TJPB, Carlos Eduardo Leite Lisboa, fazer a apresentação do projeto durante a solenidade. “Há necessidade de, hoje, o ser humano se engajar na preservação ao meio ambiente. Porque, do contrário, as atitudes e ações que fazemos hoje em dia estão indo de encontro a todo nosso ecossistema. O Tribunal de Justiça da Paraíba abraçou essa ideia e traz para si uma responsabilidade para que cada um dos jurisdicionados, servidores e magistrados tenham consciência que com pequenas atitudes e ações podem contribuir para a melhoria não só do planeta, mas de toda a biosfera”, afirmou o magistrado.

Durante a solenidade de lançamento da Campanha de Sustentabilidade na Comarca de Pombal, foi assinado um termo de compromisso entre a diretora do Fórum, juíza Isabelle Braga Guimarães, e a presidente da Associação de Catadores de Pombal, Erivânia de Sousa Firmino, para o recolhimento do lixo reciclável. Na ocasião, a juíza afirmou que todos que fazem a Comarca de Pombal estavam felizes em receber o projeto de sustentabilidade.

“É uma forma da gente tentar conscientizar magistrados, servidores e jurisdicionados da importância da proteção ao meio ambiente. A presença da presidente do Tribunal de Justiça demonstra o quanto o Poder Judiciário estadual dá importância ao tema, tão debatido nos meios de comunicação. Não adianta a gente dizer que tem de preservar o meio ambiente e sim conscientizar cada um para fazer a sua parte. E o Tribunal de Justiça está fazendo a sua”, declarou Isabelle.

Já a presidente da Associação de Catadores de Pombal, Erivânia Firmino, afirmou que a assinatura do termo de compromisso vai dar efetividade ao trabalho da Associação. “Com a assinatura desse termo de compromisso o nosso trabalho vai ter mais efeito porque o poder público estará do lado da gente. Então, através dessa iniciativa, aumentará o trabalho dos catadores de Pombal e, ao mesmo tempo, a comunidade se preocupará com a preservação do meio ambiente”.

O projeto de Sustentabilidade já contemplou as unidades de João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto, Taperoá, Bayeux, Sousa, Cabedelo, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Conceição, São José de Piranhas e Guarabira.

Também estiveram no lançamento da ação, as juízas Rafaela Pereira Coutinho e Andrea Costa Botto Targino, além de advogados e servidores da Justiça.

Por Marcus Vinícius

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711