Conteúdo Principal
Publicado em: 20/02/2009 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Presidente do TJPB participa de reunião em Brasília com o presidente do STJ

Coordenadoria de Comunicação Social

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, participou, em Brasília, de uma reunião com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, e os presidentes de tribunais de justiça, com o objetivo de tratar acerca da modernização da gestão de processos.

Segundo o desembargador Ramalho Júnior, o ministro Cesar Rocha tem como meta a digitalização  de todos os processos do STJ até o mês de agosto deste ano. Para que isso aconteça já disponibilizou  centenas de pessoas para realizar o trabalho. “Após a digitalização, haverá uma certidão e, em seguida, os processos serão devolvidos  aos tribunais de justiça de origem”, disse o ministro durante a reunião.

“Ele reuniu os presidentes dos tribunais de justiça para pedir apoio, no sentido de que estes enviem para o STJ os processos já digitalizados”, informou o presidente do TJPB, acrescentando, ainda, que o ministro vai disponibilizar equipes de técnicos de informática para que venham aos respectivos tribunais  e ensinem como é realizado o sistema de transmissão de dados.

O presidente do Poder Judiciário paraibano, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, ressaltou que o processo eletrônico no nosso Estado (e-Jus) é uma realidade, pois já foi implantado nos Juizados Especiais e em algumas Turmas Recursais. “O Tribunal que não quiser acompanhar  a modernização, vai perder o bonde da história, porque agora vai ser processo virtual”, concluiu.

Sistema
O e-Jus é uma aplicação jurídica que substitui as revisões feitas no papel pelo uso de um sistema com interface gráfica simples e completa, desenvolvida, especificamente, para atender as necessidades dos magistrados, além de possuir um rígido controle de acesso por senhas, mostrando a cada juiz sempre as  imagens dos textos armazenados.

Por Cristiane Rodrigues

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611