Conteúdo Principal
Publicado em: 09/11/2018 - 12h03 Atualizado em: 09/11/2018 - 15h15 Tags: Presidente

Presidente do TJPB será homenageado em evento militar no 15º Batalhão de Infantaria neste sábado (10)

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, participará, neste sábado (10), da solenidade comemorativa ao Dia do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro. Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário estadual receberá o ‘Certificado de Amigo da Associação dos Oficiais da Reserva – R2 – do Exército (AORE-PB). O evento será realizado no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15BIMTz), no Bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, às 9h. 

De acordo com o tenente R2 Luiz Carlos Dias Pedrosa, presidente da AORE-PB, a comenda é  destinada a personalidades que prestam relevantes serviços à Associação ou ao Exército Brasileiro. “O presidente Joás de Brito mantém laços de amizades com os integrantes da Associação. Será uma honra homenageá-lo com a entrega do certificado”, declarou.

O Dia do Oficial da Reserva (R/2) é comemorado, anualmente, no dia 4 de novembro.  A data foi instituída no ano de 2006, pela Portaria do Comandante do Exército nº 429, em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva (CNOR), e confirmada, posteriormente, pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.685, de 5 de dezembro de 2017.
 
A data foi fixada em memória ao nascimento do Tenente-Coronel de Artilharia, Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no Brasil. Nascido em Porto Alegre-RS em 1891, filho primogênito de um General-de-Divisão e aluno destacado em todas as Escolas Militares que cursou, o então Capitão Correia Lima, nos idos da década de 1920, teve uma ideia bastante avançada para o Brasil da época: convocar os alunos das faculdades para cursar um centro de preparação, durante as férias e nos finais de semana, onde constituiriam uma reserva de alto nível para o Exército. 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611