Conteúdo Principal
Publicado em: 30/09/2025 - 10h08 Atualizado em: 30/09/2025 - 20h47 Tags: Comissão de Segurança, Acesso Seguro, Projeto, Solânea, Belém, Remígio e Alagoa Nova

Projeto Acesso Seguro fortalece segurança institucional com inspeções no Brejo paraibano

-
Equipe do Acesso Seguro em Solânea

O Projeto Acesso Seguro já se consolidou como uma ação estratégica permanente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), voltada à segurança institucional. Por meio da iniciativa, até esta quarta-feira (29), inspeções técnicas estão sendo realizadas nas Comarcas de Solânea, Belém, Remígio e Alagoa Nova, com o objetivo de promover treinamentos e reforçar a proteção das unidades judiciárias e das pessoas que transitam por esses espaços.

-
Equipe do Acesso Seguro em Belém

A inspeção envolve capacitação sobre a utilização de equipamentos; padronização de protocolos operacionais de segurança e a utilização correta do sistema de controle de acesso “Visit” – software responsável pela gestão informatizada de entradas, saídas e circulação de visitantes nas dependências das unidades do Poder Judiciário estadual.

Com a conclusão desta etapa, o Projeto atingirá a marca de 16 comarcas inspecionadas nos últimos seis meses. Além das quatro inspeções em andamento, o trabalho já ocorreu nas Comarcas de Juazeirinho, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas, Catolé, Pombal, São Bento, Santa Luzia, Gurinhém, Pocinhos, Alagoinha e Esperança.

Na sequência, os treinamentos do Projeto chegarão também às comarcas de Princesa Isabel, Água Branca, Teixeira, Patos e Pedras de Fogo.

Coordenado pela Comissão Permanente de Segurança do Tribunal, presidida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, o Projeto Acesso Seguro reforça o compromisso da atual gestão com a interiorização das ações administrativas e com uma atuação horizontal e participativa.

“Estamos no TJ e em todas as comarcas do Estado, ao lado de cada colega, superando intempéries e crescendo juntos em venturas e aprendizados sempre. A Comissão Permanente de Segurança é parte ativa desse processo e as inspeções são testemunho da seara compromissada, atestando o espírito realizador das direções sucessivas em nosso Tribunal, e destacando o modo próprio, refinado e democrático do presidente do TJ, desembargador Fred Coutinho”, assegurou o desembargador Ricardo Vital.

O coordenador do Projeto, Jardel Rufino Sá, destacou a importância da revisão contínua dos procedimentos para garantir a eficácia da iniciativa.

“Com essa medida, é possível identificar falhas operacionais, corrigir desvios de conduta ou de protocolo, além de aprimorar continuamente as práticas adotadas pelas unidades participantes. O objetivo é contribuir de forma efetiva para a mitigação de riscos, preservando o ativo patrimonial e humano do Poder Judiciário do Estado da Paraíba”, explicou Jardel Rufino.

A gerente do Fórum de Belém, Lizania Paula Freitas de Pontes Cantalice, enalteceu os treinamentos. “As orientações da equipe do Acesso Seguro do TJPB foram de fundamental importância para os seguranças do Fórum, pois agregaram conhecimentos e experiências, de modo a otimizar os trabalhos para a proteção de servidores, magistrados e jurisdicionados”, disse.

Por Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711