Conteúdo Principal
Publicado em: 12/08/2019 - 19h47 Atualizado em: 13/08/2019 - 14h26 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, Qualidade de Vida

Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante inicia atividades com Odontomóvel no Fórum Cível em JP

O Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante,  de iniciativa da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, levou serviços aos magistrados e servidores do Fórum Cível da Capital nesta segunda (12) e também estará presente na próxima quinta-feira (15), das 13h às 17h. Pela primeira vez, o projeto, por meio de uma parceria com a Uniodonto, vai realizar atendimentos odontológicos, como limpeza e aplicação de flúor, em um Odontomóvel (consultório móvel).

Além dos serviços odontológicos, os magistrados e servidores também poderão ter acesso a atendimento psicológico, sessões de acupuntura, auriculoterapia e ventosa terapia, além de orientação postural e aferição da pressão. Até o final deste ano, serão desenvolvidas ações em parceria com outras instituições voltadas às áreas médica e de nutrição. O projeto tem como foco o combate ao sedentarismo e visa à qualidade de vida por meio da prevenção e adoção de hábitos saudáveis.

Neste mês, o cronograma do Qualidade de Vida em Ação Itinerante prevê atividades no Fórum Criminal de João Pessoa, no próximo dia 22, e no Fórum Regional de Mangabeira, no dia 27. Em setembro, será a vez dos Fóruns Juiz João Navarro Filho, em Santa Rita (dia 3), Juiz Inácio Machado de Souza, em Bayeux (dia 10), e Desembargador Júlio Aurélio M. Coutinho, em Cabedelo (dia 17). 

De acordo com o técnico judiciário do Gevid, Wilson Vasconcelos Leitão, o projeto também tem a proposta de diminuir o absenteísmo, ou seja, as faltas causadas por doenças ocupacionais. “Os serviços têm sido muito procurados. Isso é um sinal da boa aceitação do público, já que ele não precisa se deslocar do trabalho para ter acesso a uma aferição da pressão, por exemplo”, salientou o servidor.

Programa AtiVIDAde – O Programa AtiVIDAde, promovido pela Gevid, passou a funcionar na Vila Olímpica Parahyba nas sextas-feiras à tarde ou em datas previamente estabelecidas, e tem o objetivo de estimular os magistrados e servidores à prática de atividades desportivas fora do ambiente de trabalho. Para isso, realizará atividades como caminhadas, alongamentos e passeios ciclísticos. Familiares e comunidade em geral também poderão integrar a ação.

Um dos eventos que está sendo apoiado é a Corrida dos Médicos, que vai acontecer no próximo sábado (17), com largada às 6h30 no Busto de Tamandaré. A iniciativa também tem apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Federação Paraibana de Atletismo, Semob e Secretaria da Saúde. “Há muito tempo, temos buscado formas para reduzir o estresse, cuidar da saúde mental, minimizar os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e as doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de investir no relacionamento interpessoal e na qualidade de vida de todos os integrantes da família Judiciária paraibana”, destacou a gerente do Gevid, fisioterapeuta Valéria Beltrão. 

Por Celina Modesto

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611