'Qualidade de Vida em Ação Itinerante' segue atendendo magistrados e servidores do TJPB
Em cumprrimento à Resolução nº 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), órgão que integra a Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba, vem dando seguimento ao cronograma do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante 2019. A iniciativa oferece serviços nas áreas de medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia e auriculoterapia nos locais de trabalho, a exemplo do Fórum de Santa Rita e do Anexo João XXIII, que, nos dias 30 de abril e 2 de maio, receberam os atendimentos, respectivamente. Na próxima semana, dias 6, 7 e 8 (segunda, terça e quarta), será a vez do Fórum de Bayeux.
Para a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, a ativdade desenvolvida pela equipe multiprofissional é muito importante, porque, além do atendimento, é feito acompanhamento das pessoas com ausência frequente no trabalho, para dar seguimento ao cuidado após o retorno, no intuito de diminuir os afastamentos. "É uma equipe excepcional. Eles acompanham e orientam sobre vários aspectos relacionados ao bem-estar e a saúde dos servidores e magistrados, inclusive com atendimento psicológico", destacou.
Há, ainda, o trabalho da prevenção, como frisou Januária Queiroz, servidora integrante da equipe. "Fazemos a conscientização da importância dos exames periódicos, bem como um acompanhamento com os portadores de patologias crônicas do tipo diabetes e hipertensão arterial, com medição pontual de glicemias e acompanhamento mensal dos níveis pressóricos, avaliação postural e a ergonomia no ambiente de trabalho", ressaltou.
A gerente do Fórum de Santa Rita, Maria Wilma de Souza, elogiou a iniciativa e disse ser uma ação relevante do Tribunal de Justiça no cuidado com a saúde dos servidores e magistrados.
Cronograma – O Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante 2019, que iniciou os serviços em fevereiro deste ano, relizará atendimentos até o mês de dezembro. A equipe visitará as unidades judiciárias da Região Metropolitana de João Pessoa.
Por Lila Santos