Santa Luzia conquista Selo Diamante de Eficiência julgando mais de 1.600 processos em 2019
A Vara Única da Comarca de Santa Luzia conquistou o Selo Diamante de Eficiência do Tribunal de Justiça da Paraíba com 1.626 processos julgados. Foram baixados 1.491 feitos, superando os 1.250 processos novos distribuídos em 2019. Além disso, a unidade judiciária reduziu a taxa de congestionamento de 54,8% para 48%, uma variação de -12,5%. Para o juiz Rossini Amorim Bastos, titular da unidade, o resultado é fruto de um trabalho de equipe com compromisso e engajamento de todos os servidores com a entrega da prestação jurisdicional de forma célere e eficiente.
O magistrado explicou que realiza as audiências de instrução e julgamento de segunda a sexta-feira, sentenciando de imediato sempre que possível, de modo a não sobrecarregar a pauta de audiência que se mantém sempre enxuta. “Damos ênfase nas tratativas conciliatórias nas demandas que permitem solver os conflitos mediante acordo”, pontuou.
“Além disso, trabalho com a conscientização dos servidores, enfatizando que quanto mais rápido eles cumprem os atos judiciais, melhor o processo caminha para o desfecho final e arquivamento”, disse o magistrado.
Outro ponto que o juiz Rossini Amorim indica como relevante para o alcance do Selo Diamante foi a melhoria na infraestrutura de informática, que aconteceu na gestão do desembargador Márcio Murilo, e a digitalização dos processos físicos cíveis. “Acredito que a gratificação de produtividade instituída na atual gestão do TJPB colaborou muito para estimular o servidor com um valor pecuniário que reconhece e premia quem mais trabalha”, destacou.
Maria Aparecida, chefe do Cartório de Santa Luzia, considera que essa premiação valoriza e reconhece todo o trabalho que os servidores sempre dedicam à Comarca de Santa Luzia. “Foi um trabalho em equipe, onde destaco, também, os servidores da distribuição, a gerente do Fórum, quando da digitalização dos processos, o assessor e o juiz Rossini Amorim Bastos, que estava sempre atento aos processos, despachando e sentenciando”, afirmou.
Compõem a Vara Única de Santa Luzia os técnicos Alexandre, Ana Maria, Fernanda, Maria da Conceição, Ligia Regina, Marcone (assessor), Maria Lira, Vitória, Mailma e Ronise (distribuição), a gerente do Fórum Adriana e os oficiais de Justiça Francildes, Francisco Fabiano, João Bosco, Maria Betânia, Maria da Conceição e Maria das Graças.
Por Gabriella Guedes/Gecom-TJPB