Conteúdo Principal
Publicado em: 03/05/2023 - 08h34 Atualizado em: 03/05/2023 - 10h38 Tags: GEVID, Combate ao Assédio e à Discriminação

Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do TJPB abre segundo dia de ações, em Ingá

Combate ao Assédio
Campina recebeu a Semana de Combate ao Assédio na terça

A programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, no âmbito do Poder Judiciário paraibano, entra em seu segundo dia nesta quarta-feira (3), com um cronograma de atividades na Comarca de Ingá, com início às 9h. As ações da Semana também serão marcadas por um Ciclo de Palestras presencial, com três especialistas que discorrerão sobre as questões em envolvem os tipos de assédios. Esta ação será amanhã (4), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, e transmitido ao vivo para todas as comarcas do Estado.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação teve início nessa terça-feira (2), em Campina Grande, e seguirá até sexta-feira (5). O conjunto de ações é desenvolvido pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Discriminação (Compead) do 1º e 2º graus do Tribunal de Justiça da Paraíba, com apoio da Corregedoria-geral de Justiça e da Esma. A iniciativa tem base na Resolução nº 450/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O período de quatro dias tem como principal objetivo sensibilizar os que integram o Poder Judiciário estadual sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual e à discriminação no ambiente de trabalho.

Combate ao Assédio
Serviços de saúde fazem parte do atendimento a servidores e magistrados

Os trabalhos na Comarca de Ingá, que ainda atende os municípios de Itatuba, Riachão do Bacamarte e Serra Redonda, teve início com uma palestra da juíza titular da Vara Única de Alhandra, Daniere Ferreira de Souza. Ela fala sobre o funcionamento das Comissões de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Discriminação do Tribunal e como acionar seus serviços, efetivar uma denúncia, além de informar a respeito das atividades e composições das Comissões. A magistrada também é diretora do Fórum de sua unidade judiciária.

“É de suma importância tratar a temática da prevenção de toda forma de assédio e discriminação de maneira presencial, onde se leva o debate diretamente para os servidores que compõem o Tribunal. A semana é especial, justamente, por trazer à baila o diálogo e a troca de experiências. Estamos todos empenhados em fazer desse dia algo especial na Comarca de Ingá, de modo que tenho certeza de que a roda de conversa será proveitosa e exitosa”, comentou Daniere de Souza, que também faz o encerramento do segundo dia da Semana, em Ingá.

Ainda na manhã desta quarta-feira, a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, aborda os serviços de saúde disponibilizados aos juízes (as) e servidores (as) do TJPB. No decorrer da programação também acontece uma dinâmica a respeito de ação e saúde, com a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Heloísa Nóbrega. Especialista no tema, ela traz uma abordagem sobre as várias formas de assédio. 

João Pessoa – O Ciclo de Palestra da Escola Superior da Magistratura do TJPB será promovida na modalidade presencial, para a Capital e Região Metropolitana de João Pessoa, e transmitido ao vivo para as demais comarcas do Estado. Os interessados em assistir às palestras podem acessar os links https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_ErwcdjHZR3iCmaGVNdvSaA (sala 1) e https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_0khXnATQTOORT7dQSdlcRw (sala 2). Caso as salas alcancem sua capacidade máxima, também está disponibilidado o link https://www.youtube.com/live/5dknlHjS4Gg para acompanhar pelo YouTube.

A proposta é que todos (as) do quadro do Tribunal de Justiça da Paraíba, independente do cargo/função que ocupem, sejam oportunizados (as) com as palestras que serão proferidas pelos juízes do Trabalho da 13ª Região, Sérgio Cabral dos Reis e Francisco de Assis Barbosa Júnior, e a juíza do Trabalho, também da 13ª Região, Mirella Cahú. Os magistrados e a magistrados vão falar, respectivamente sobre os seguintes temas: ‘Assédio Moral no Trabalho: causas e consequências’; ‘Assédio Moral e Sexual no Mundo Digital do Trabalho’; e ‘Assédio Moral: uma questão de saúde’.

Os links de acesso para o evento também serão disponibilizados para servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados da Capital e Região Metropolitana.

Campina Grande – De acordo com a coordenação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do TJPB, o primeiro dia do evento teve participação efetiva de servidores (as) e magistrados (as) de Campina Grande. Um dos pontos altos do primeiro dia do evento foi uma roda de conversa a respeito da temática, com a juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho, diretora do Fórum de Campina Grande e juíza titular da 2ª Vara Criminal da Comarca. 

No decorrer da programação a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, falou sobre os serviços de saúde disponibilizados aos juízes (as) e servidores (as) do Tribunal. No decorrer da programação ainda aconteceram palestras sobre as várias formas de assédio, e tratamento com aplicação de auriculoterapia e massagem Shiatsu.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611