Conteúdo Principal
Publicado em: 13/04/2023 - 17h03 Tags: Correição, Gurinhém

Serventias Extrajudiciais de Gurinhém apontam aprendizados recebidos em correição da CGJ

Correição em Gurinhém
O juiz Antônio Carneiro orienta atos em serventia de Gurinhém

“Foi uma experiência de aprendizado. Ficou claro que a correição veio nos auxiliar”. Esta foi a avaliação da tabeliã Ana Christina Araújo, delegatária do Tabelionato de Notas e de Protesto de Títulos e Ofício de Registro de Imóveis, de Títulos e Documentos e de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Gurinhém, após receber a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba para o procedimento de fiscalização e orientação.

A titular do Registro de Imóveis da Comarca revelou que a notícia da presença da Corregedoria causou, a princípio, certa apreensão, que desapareceu no primeiro contato. “Recebemos aqui uma equipe muito acessível e simples. Em nenhum momento fomos repreendidos, apenas orientados. Também pude falar das demandas da unidade, que pontuarei em forma de requerimento depois. É muito bom termos essa proximidade, pois somos um braço do Judiciário e precisamos das orientações. Fiquei satisfeita”, afirmou Ana Christina.

Também o delegatário do Registro Civil de Pessoas Naturais de Gurinhém, Teoberto Sávio de Paiva, ressaltou que foi positivo o contato direto com os corregedores e demais integrantes da equipe. “Eles estiveram aqui e orientaram sobre como ajustar o cartório. Viram todas as instalações físicas e as pastas. Foi muito bom”, analisou.

Correicao_em_Gurinhem
Cartórios de Gurinhém passam por correição

O trabalho vem sendo orientado pelo juiz-corregedor Antônio Carneiro de Paiva Júnior, responsável pelas atribuições do Grupo II da CGJ, no qual está inserida a pasta Extrajudicial.

“Por se tratar da primeira correição após a posse dos novos delegatários concursados, a regra tem sido de orientação e acompanhamento da regularidade dos atos. Em geral, estamos encontrando pessoas responsáveis e qualificadas à frente dos serviços extrajudiciais, o que evidencia o concurso público como indicativo da evolução nos cartórios”, destacou o magistrado.

O juiz-corregedor esteve nas serventias extrajudiciais com o corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Carlos Beltrão, ocasião em que dialogaram diretamente com os delegatários e também ouviram demandas relacionadas ao melhor funcionamento dos cartórios.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611