Servidores da 2ª Vara de Santa Rita recebem capacitação para incluir modelos no sistema PJe
Os servidores da 2ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita receberam nesta sexta-feira (23) uma capacitação para inclusão de modelos no sistema PJe. O treinamento foi ministrado pelo juiz coordenador das Metas 1 e 2 do Conselho Nacional de Justiça, no âmbito do TJPB, Anderley Marques, a pedido da juíza titular da unidade, Maria dos Remédios Pordeus Pedrosa.
De acordo com a magistrada, o objetivo foi instruir os servidores acerca do desenvolvimento de modelos de documentos padronizados para o gabinete e para a serventia judicial, de modo a permitir maior automação e celeridade na movimentação de processos.
“Esta ação partiu do planejamento desenvolvido com a unidade para superação da Meta 2, após estudo e diagnóstico qualitativo das principais necessidades da Vara, observadas as suas características e peculiaridades”, disse a juíza Maria dos Remédios.
Em relação ao trabalho executado para alcance das metas, o juiz Anderley Marques, titular da 1ª Vara Mista de Sapé, afirmou que, para o biênio 2021/2022, foi pensado um projeto de apoio às unidades que estão com dificuldades no cumprimento. “Uma das etapas do programa é a elaboração de um diagnóstico individual para verificar quais as deficiências nessas unidades e, a partir daí, estabelecer um plano de atuação com acompanhamento, ajudando a Vara a incrementar a produtividade”, esclareceu.
Após o estudo, os magistrados pensaram na implementação desta medida junto à unidade. Segundo o juiz, a ferramenta objeto do treinamento permite retirar de cada processo os dados referentes ao mesmo, de acordo com cada modelo. “Por exemplo, se eu precisar fazer um mandado de citação, quando eu puxar o modelo, ele já informará o número do feito, nome das partes, quem devo intimar, endereço, servidor que elaborou o ato, data e todas as informações necessárias, fornecidas pelo PJe sem necessidade de que eu faça uma edição de cada documento”, explicou.
Anderley acrescentou, ainda, que, agora, familiarizados com a ferramenta, os servidores têm a possibilidade de incrementar o cumprimento dos atos pelo cartório e a elaboração de minutas pelos gabinetes. “A medida representa um enorme ganho de tempo e, em breve, resultará em bons frutos para a Vara”, analisou.
Por Gabriela ParenteGecom-TJPB