Conteúdo Principal
Publicado em: 14/08/2018 - 18h47 Atualizado em: 16/08/2018 - 10h45 Comarca: Patos Tags: Comarca de Patos

Técnica judiciária desenvolve boas práticas e implanta Biblioteca Voluntária no Fórum de Patos

Levar a leitura ao maior número de pessoas, em especial, às que vão à audiência no Fórum Miguel Sátyro, da Comarca de Patos. Foi com esse objetivo que a servidora do Judiciário estadual, Terezinha Vita de Sousa Queiroz, resolveu desenvolver uma boa prática e implantou o projeto Biblioteca Voluntária, que funciona na sede do Fórum, e que disponibiliza um acervo de mais de 1.130 livros aos jurisdicionados daquela unidade judiciária.

A Biblioteca Voluntária fica em local visível no átrio do Fórum Miguel Sátyro, sendo frequentada, principalmente, pelo público infantojuvenil, no horário do expediente forense, das 7h às 14h. Segundo a idealizadora do projeto, também frequentam o local advogados, estudantes universitários, concurseiros e professores. O acervo é composto por obras literárias, enciclopédias, gibis, revistas, paradidáticos, apostilas para concurso e outros.

“Não existe protocolo para utilizar a biblioteca. Qualquer cidadão pode se dirigir ao local e pegar o livro de acordo com sua escolha. Lê-lo no próprio espaço ou levar para casa e, após a leitura, repassar para outro leitor ou nos devolver. A proposta é habituar a população a ler cada vez mais, e estimular, especialmente, as pessoas que vêm para participar das audiências e às que ficam aguardando para serem atendidas. Assim, diminui a ansiedade e realizamos um serviço de qualidade”, afirmou Terezinha Vita.
 
Ela disse que a Biblioteca Voluntária aceita doações de livros e quem quiser doar, basta ligar para o telefone 3423-3633, que algum funcionário do Fórum vai buscar. Afirmou, ainda, que, de acordo com o recebimento de novos livros, pretende abrir outras bibliotecas em locais estratégicos na cidade. A esperança da servidora da Justiça é inspirar as pessoas para que copiem a ideia.

“Fico muito feliz pelos vários depoimentos que tenho escutado durante esses seis meses de funcionamento da Biblioteca Voluntária, a exemplo do que ouvi de um servidor que voltou a estudar estimulado com a leitura, bem como de pessoas que concluíram TCC, com esse material”, relatou.

Terezinha Vita de Sousa Queiroz é técnica judiciária há 20 anos e exerce a função há mais de sete anos, na Direção do Fórum, em readaptação.


Por Eloise Elane

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611