Telejudiciário aproxima cidadão da Justiça estadual
O Telejudiciário é um serviço que permite à população um acesso mais rápido ao Poder Judiciário estadual. Em setembro deste ano, o Telejudiciário completou 28 anos da sua inauguração. Criado pela Lei Estadual nº 6.332/96, ele tem a finalidade de aproximar o cidadão da Justiça. O setor consolidou-se como a porta de entrada da Justiça estadual.
Atualmente, o Telejudiciário funciona na sede do Fórum Cível de João Pessoa, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 13h (presencialmente). O cidadão, também, pode telefonar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, para os números (83) 3219-9312 e (83) 3219-6309. Outra opção para ter acesso aos serviços do Telejudiciário é o e-mail institucional getel@tjpb.jus.br .
Por meio de uma prestação jurisdicional célere e qualitativa, o Telejudiciário permite que a população tenha acesso a uma variedade de serviços, como consultas processuais, emissão de certidões, para pessoa física e jurídica, antecedentes criminais para instrução processual, abertura de processos administrativos e distribuição (Protocolo Administrativo).
Segundo explicou o supervisor Cláudio Ataíde, na emissão de certidões, são disponibilizados, no site do Tribunal de Justiça da Paraíba (www.tjpb.jus.br), vários tipos de documentos, para atender as demandas do público, a certidão cível, execução fiscal, falência e recuperação judicial, tutela, curatela e interdição, inventário, criminal, entre outras.
Ele observou, também, que as demandas de certidões vêm aumentando significativamente por diversos motivos, a exemplo da exigência em concursos públicos, promoção de policiais, contratação em empresas ou residências, negociação de imóveis, tendo em vista ser comum solicitarem certidões do vendedor, para saber se existe alguma ação se referindo ao imóvel em questão.
“Em que posso servir?”. Essa é a pergunta que Cláudio Ataíde sempre faz a quem procura os serviços do Telejudiciário. “A maior gratificação que tenho no atendimento ao público, é fazer com que o jurisdicionado saia com seu problema resolvido, mais feliz quando for embora, do que quando chegou, muitas vezes chateado ou estressado”, pontuou o supervisor do Telejudiciário.
Ele ressaltou, ainda, que, mesmo com avanços tecnológicos, o atendimento presencial ainda persiste. Na sua opinião, o atendimento virtual, através do balcão virtual, telefone e e-mail, evitam na maioria das vezes o deslocamento do jurisdicionado.
Atendimento social - O Telejudiciário foi convidado para participar do mutirão de serviços sociais, organizado pelo TRT13 em comemoração ao Dia Mundial da Justiça Social, em fevereiro deste ano. “Isso demonstra a experiência do Telejudiciário em atendimento ao público mais humilde que necessita acessar a Justiça. Procuramos atender com toda presteza”, enfatizou Cláudio Ataíde.
Por Lila Santos